Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Estrangeiros admiram galpão da FIGTF no Acampamento da Copa

Os torcedores estrangeiros e de outros Estados que estão em Porto Alegre para acompanhar os jogos do Mundial e visitar o Acampamento Extraordinário da Copa, no Parque Harmonia, têm aproveitando para trocar experiências e conhecer melhor a cultura dos gaúchos.
Um dos galpões que tem chamado a atenção do público é o da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF). Por lá já passaram argelinos, bolivianos, argentinos, uruguaios, franceses, canadenses, norte-americanos, italianos, australianos, holandeses, colombianos, hondurenhos, sul-coreanos, nigerianos e russos, além de mineiros, paulistas e cariocas.  
O que mais desperta a curiosidade dos visitantes é o chimarrão oferecido pela ervateria Elacy. O sabor, a temperatura e a forma de consumir a bebida (em cuias que circulam por várias mãos) provocam perguntas sobre o mate e aguça ainda mais o interesse pelos hábitos cultivados no Sul do Brasil. No interior do galpão, o público também tem acesso a algumas das vestimentas usadas durante o período Farroupilha.  Quem quiser saber ainda mais sobre a história do Rio Grande do Sul pode consultar os paineis dispostos nas paredes e que contam   fatos relevantes sobre o Estado.
Na entrada do galpão estão colocadas uma máquina de moer erva-mate (soque) e mudas da planta. Já na parte externa, uma carreta, uma  carruagem, mesas e bancos rústicos  colocados no pátio atraem crianças e adultos que fazem questão de fotografar os objetos históricos. O local também serve para que os visitantes possam descansar, sorver um mate ou simplesmente conversar e apreciar  o movimento do acampamento.

Fonte: Rita Escobar /Imprensa FIGTF  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...