Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Doações de sangue são bem-vindas no Hospital Universitário

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Pietro Albuquerque, do Hospital Universitário, atende toda a demanda de sangue em Canoas, que inclui o Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC), o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO). Por isso, as doações são sempre importantes, em qualquer época do ano.
O banco de sangue do Hospital Universitário recebe doações, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h. Todo material utilizado na coleta é descartável, de uso único e estéril, o que elimina qualquer risco de contaminação ao doador e garante a segurança de quem vai receber o sangue.

Pré-requisitos para doar:


Para doar sangue é preciso preencher alguns pré-requisitos básicos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 68 anos (menor de 18 anos, somente com autorização e acompanhado do seu responsável legal); pesar, no mínimo, 50 quilos; não ser usuário de drogas ilícitas, não ter comportamento sexual de risco e doenças transmissíveis pelo sangue (como hepatites B e C, vírus HIV (AIDS), HTLV I e II, Doença de Chagas e malária).
Quem tomou qualquer vacina (contra a gripe, por exemplo) deve aguardar 30 dias para doar sangue. A equipe do banco de sangue também recomenda que a pessoa tenha dormindo por, no mínimo, 6 horas. O uso de medicações, procedimentos e histórico de doenças serão analisados, pois há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue. O intervalo para as doações é o seguinte: mulheres, 90 dias (três doações ao ano); homens, 60 dias (quatro doações ao ano).
O candidato deve apresentar um documento original com foto (sem rasuras), expedido por órgão oficial, válido em território nacional. Não é necessário saber o próprio tipo sanguíneo ou do receptor para fazer a doação de sangue. Para o doador que precisa se ausentar do expediente de trabalho é fornecido um atestado.


O negativo é o único para recém-nascidos:

Todos os tipos de sangue são importantes, mas o O negativo é considerado mais fundamental ainda, pois é o único que pode ser recebido por bebês de até quatro meses de idade. Além disso, ele é o tipo sanguíneo mais raro na população brasileira.
O banco de sangue do Hospital Universitário fica no segundo andar do prédio, localizado na Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José. O telefone da UCT é (51) 3478 8200.



Fonte Luiz Roese Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seis cidades gaúchas receberão doses de vacina contra Dengue

O RS receberá 126,1 mil doses do imunizante, para as cidades de Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985,...