Com objetivo de apresentar os seus produtos e
novidades turísticas, e incrementar o fluxo de visitantes da região, destinos
do Nordeste estarão presentes na 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da
BNT Mercosul que acontece em maio no Beto Carrero World em Penha, SC. Durante o
evento, considerado um dos mais completos do gênero da América Latina onde
devem circular mais de 5 mil agentes e operadores de todo Mercosul, estados
irão vender o destino do Nordeste não só para o Brasil, mas também para países
vizinhos.
João Pessoa e outras cidades paraibanas receberam no
primeiro trimestre deste ano cerca de 460 mil turistas, o que representa um
aumento de 7% comparado com o mesmo período do ano passado. Os principais
estados emissores atualmente são Rio de Janeiro, São Paulo além dos estados
vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. A meta para a Empresa Paraibana
de Turismo (PBTur) é conquistar um público mais significativo procedente da
região Sul.
Para Ruth Avelino presidente da PBTur, para que isso aconteça
é fundamental a participação em feiras e eventos. “Somos um destino novo com
infraestrutura turística ainda em expansão. Apesar de sermos um estado pequeno
apresentamos diversos atrativos em todas as regiões e por isso precisamos estar
sempre divulgando e massificando o nosso potencial turístico através de feiras
e eventos”.
“Participar da BNT Mercosul para a divulgação do “Destino
Paraíba” tem trazido bons resultados já que a feira oferece contato direto com
agentes de viagens e operadoras do Sul além de outros países como Argentina e
Chile”, avalia Ruth Avelino. Se antes os turistas do Sul viajavam menos para a
Paraíba, no último trimestre já houve um aumento de 10,22% com relação ao mesmo
período do ano passado.
Já para a Bahia, outro importante destino da região que
também estará presente na Bolsa de Negócios Turísticos, o foco principal é
divulgar o estado como destino turístico para a Copa do Mundo de 2014. “Nos
últimos dois anos, o fluxo de turistas na região teve um crescimento de 29%.
Queremos aproveitar a ocasião para prospectar um novo perfil de visitante e
reforçar que o nosso destino turístico vai além do sol e da praia”, afirma o
presidente da Bahiatursa Fernando Ferrero.
Para garantir que o destino esteja sempre no gosto dos
brasileiros e também dos turistas estrangeiros a Bahiatursa tem buscado aliar
inovação e qualidade com preservação da história e das belezas naturais do
estado. “Estas ações constituem-se em ativos da economia do turismo, mas a
partir da força da tradição e do respeito à identidade cultural é preciso
inovar e a velha Bahia transforma-se ganhando novos segmentos, novos produtos e
novos serviços”, frisa Fernando Ferrero.
Na capital alagoana a maior
aposta é o turismo de eventos. Mesmo sendo conhecida por suas exuberantes praias
urbanas e consolidada no turismo de sol e praia, Maceió tem conquistado espaço
no segmento corporativo. “O turismo de eventos é um segmento que está crescendo
em Maceió. Já temos confirmados 23 eventos para este ano e esperamos receber
cerca de 16.700 mil turistas corporativos”, diz a secretária municipal de
promoção do Turismo (SEMPTUR) Cláudia Pessôa.
Além de reforçar a divulgação entre o estado de São Paulo,
considerado o principal emissor de turistas, juntamente com a própria região
nordeste, o SEMPTUR também tem buscado atrair visitantes da região Centro
Oeste. A secretária Cláudia Pessôa afirma ainda que além do turista de evento
ter grande potencial de retornar à cidade é preciso vender a região como um
todo e não apenas um estado isoladamente.
“Promovemos o Nordeste como roteiro integrado: belezas
naturais, culturais e a riqueza gastronômica e do artesanato, um roteiro
multicultural”, ressalta.
Fonte:Rotas Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário