Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Coordenadoria da Diversidade promoveu encontro cigano

A Coordenadoria Municipal de Políticas da Diversidade promoveu ontem,  o I Encontro dos Ciganos em Canoas. O evento, realizado no galpão 16 do Parque Esportivo Eduardo Gomes, foi aberto com dança típica cigana, pelo grupo do Centro Cultural Reino de Sara. Também foi apresentada a cultura da etnia, bem como Santa Sara, a padroeira do povo cigano.

Após a apresentação da dança, o secretário especial da Diversidade fez um breve relato do evento, que segundo ele, "tem o objetivo de desmistificar, entender e respeitar a cultura e os valores deste povo".
A palestrante, cigana Rose Winter da etnia Santi Mamoushi, abordou o massacre contra os ciganos durante a segunda guerra mundial.  "Não há dados específicos, mas alguns historiadores calculam que mais ou menos quinhentos mil ciganos foram mortos durante o nazismo", disse.
Santa Sara:


De acordo o secretário especial da Diversidade, Rogério Ambieda, o Tigre, a história conta que Santa Sara foi escolhida por ser a única do mundo, considerada a padroeira do povo cigano. Canonizada em 1.712, ela tem dom do amor e da maternidade. O Dia de Santa Sara é comemorado em 24 de maio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...