Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputado Jorge Pozzobom homenageia o Dia do Exército Brasileiro

No período do Grande Expediente da sessão plenária desta tarde, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) prestou homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril. A data marca a 1ª Batalha de Guararapes, em 1648, contra invasores holandeses, na então capitania de Pernambuco.
Pozzobom iniciou seu pronunciamento citando o art. 142 da Constituição Federal, segundo o qual o Exército é uma instituição permanente que contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais.
O parlamentar citou episódios que ressaltam o papel da instituição na construção da história do país, como a luta para manter os territórios conquistados ainda no Brasil Colônia e, após a Independência, o esforço para evitar a fragmentação do território. Mencionou ainda o protagonismo da instituição na proclamação da República e em eventos como a guerra da Tríplice Aliança e a 2ª Guerra Mundial.
Sobre atuações recentes, citou a participação em missões de paz e de garantia da lei e da ordem, como em Angola, em Moçambique, no Congo e no Haiti. Em território nacional, registrou a presença nos complexos cariocas do Alemão e da Penha e em calamidades públicas, especialmente decorrentes de chuvas torrenciais, e o auxílio em Santa Maria, no incêndio da boate Kiss.
Segundo Pozzobom, a instituição desempenha seu papel como “mão forte” e “mão amiga”. “O exército cumpre sua missão principal, como braço forte, preparando-se permanentemente para a defesa da soberania nacional, mas também, como mão amiga, desenvolve operações complementares, planejadas ou emergenciais, principalmente em calamidades públicas ou em atividades de responsabilidade social”, observou.

Medalha da 53ª Legislatura:

O deputado também destacou a trajetória do comandante militar do Sul, general Carlos Bolívar Goelner, nascido em Santa Maria. Ao término do pronunciamento, concedeu ao militar a Medalha da 53ª Legislatura.

Acompanharam as homenagens o chefe da Casa Militar do governo do Estado, coronel Oscar Moiano, o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Daniel Sperb Rubin, o comandante da 3ª Região Militar, general de Divisão Fernando Vasconcellos, o chefe do Estado Maior do 5º Comar, coronel Fernando Oliveira de Miranda, e a secretária de Finanças de Santa Maria, Ana Beatriz Barros, entre outras autoridades civis e militares.

Apartes:

Manifestaram-se, em apartes, os deputados João Fischer (PP), Cassiá Carpes (SDD), Alexandre Postal (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Raul Carrion (PCdoB) e José Sperotto (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...