Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Inaugurada escultura Mãe das Águas

"Aqui será a grande referência de ecoturismo". A afirmação foi realizada pelo prefeito Jairo Jorge, instantes antes da inauguração da escultura da Mãe das Águas, estátua emhomenagem a Iemanjá, inaugurada na Praia do Paquetá no início da tarde  de ontem, no prosseguimento das procissões terrestre e fluvial em celebração a Nossa Senhora dos Navegantes.
Esse ato religioso também foi antecedido pela assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Canoas e a Federação Afroumbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS) para a realização de estudos visando à implantação do Parque da Fé. O santuário afro-umbandista deverá ficar localizado às margens do Rio Gravataí, no Bairro Niterói. 
O presidente da FAUERS, Everton Afonsin, homenageou com uma placa o prefeito Jairo Jorge e o vereador Paulinho D' Odé. No palco, também foram expostos alguns barcos ecológicos, confeccionados por detentos da  penitenciária modular de Osório. "Canoas está fazendo história como modelo de diversidade religiosa no Rio Grande do Sul", assinalou o presidente da FAUERS, Everton Afonsin.
A comunidade local saudou positivamente a iniciativa. "São ações que nos trazem a expectativa de desenvolvimento e geração de renda local", avalia o presidente da Associação dos Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilson.
O prefeito Jairo Jorge lembrou que há seis anos é realizado esse encontro religioso no local. "Nesses cinco anos, procuramos melhorar Paquetá. Foi muito importante o trabalho de revitalização, e temos muitos projetos ainda", observou ele. Lembrando quando esteve no local 2008 antes de ser eleito pela primeira vez a Praia do Paquetá se encontrava em um estado de abandono. Observando o desafio de se construir a tolerância religiosa, o prefeito observou que a prefeitura tem apoiado eventos e projetos de diferentes matrizes religiosas, e que o Parque da Fé, vai representar um grande passo nessa construção.
Reparação Histórica;

O titular da Secretaria Especial de Diversidade, Rogério Ambieda, observou que a escultura de Tatti Moreno é "o primeiro símbolo das religiões de matriz africana dos terreiros de Canoas e uma reparação histórica do Estado à essas comunidades". Ele também agradeceu o epenho das equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Obras, e da empresa Revita, para viabilizar a preparação do ato e inauguração da estátua, quase prejudicado pelas chuvas e ventos do último sábado.
O vereador Paulinho D' Odé, por sua vez, lembrou a trajetória de luta dos religiosos de matriz africana para conquistarem mais espaço na cidade. Em referência a essa perspectiva, citou pessoas que tiveram papel relevante nesse processo, como o deputado Nelsinho Metalúrgico e o vereador Ivo Fiorotti, que também acompanharam a solenidade.
Também integraram a mesa desta solenidade a vice-prefeita, Beth Colombo; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Flávio Pradié; a secretária municipal adjunta de Cultura, Isabel Poggetti, o subprefeito da Região Sudoeste, José Carlos Claudino (Canhoto), entre outras autoridades.
Ato inter-religioso:

Apesar do forte calor, após a inauguração da escultura da Mãe das Águas, lideranças religiosas realizaram um ato inter-religioso no local. A manifestação contou com líderes da espíritas, umbandistas e católicos.

Fonte: Ronaldo M. Botelho Secom/PMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBTG comemora o Dia da Tradição Gaúcha.

O movimento tradicionalista gaúcho brasileiro comemora o dia 24 de abril - Dia da Tradição Gaúcha.  De acordo com o Presidente da CBTG, João...