Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Canoas Jazz insere a cidade no mapa cultural do País

Ao proporcionar a inclusão social por meio da cultura, o Canoas Jazz confirma mais uma vez o Município como um exemplo de gestão, que inseriu a cidade no mapa cultural do País. O destaque é do secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil, na noite de quarta-feira, durante a abertura do 3º Canoas Jazz, na Casa das Artes Villa Mimosa, com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice Beth Colombo e do representante da Câmara Municipal de Canoas, vereador Paulo Ritter.
Ainda, segundo observação do secretário Assis Brasil, o Canoas Jazz inclui uma camada da população que desconhecia o jazz, iniciativa que torna a Administração Municipal um modelo a ser seguido. "Canoas tinha raros eventos culturais como este e praticamente não tinha equipamentos culturais. O impulso recebido nos últimos anos, a inseriu no mapa cultural do País. O Governo do Estado sente orgulho de fazer parte disso", salientou.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do jazz como linguagem cosmopolita, moderna e integradora. "É um gênero que dialoga com a cultura de todos os tempos", salienta. Ele também recuperou a importância do Canoas Jazz, lembrando a manutenção da alta qualidade da programação, desde a primeira edição do evento.
A cerimônia, que teve início por volta das 20h, contou com as presenças de autoridades, artistas, gestores culturais e comunidade em geral. O Canoas Jazz é uma realização da Prefeitura de Canoas, tem o patrocínio da Petrobras e é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Pró-Cultura/RS.


Inversão cultural:

Destacando a democratização o acesso a cultura, por meio de atrações como o Canoas 4 Estações e de espetáculos como o Teatro de Soleil, o prefeito também observou que a cidade tem demonstrado que é possível inverter a dependência cultural da Capital. "Tantas vezes tivemos que ir a Porto Alegre buscar a boa música. Hoje, mostramos que é possível inverter esse circuito. Canoas pode ser a Capital do Jazz no RS e no Brasil", afirma.
O secretário municipal de Cultura, Luciano Albarse, apontou a alta qualidade da programação disponibilizada a toda a população. "Esse evento poderia estar ocorrendo em qualquer capital do mundo, mas está aqui. Dá uma sensação muito boa de que estejamos fazendo algo muito forte, consistente e bom para uma cidade melhor. Aproveitem!"", sugeriu.
Os curadores do 3º Canoas Jazz, Sérgio Karan e Flávio Adonis, também destacaram a dimensão do evento na projeção da cidade. "Há muito tempo eu sonhava que o RS tivesse um festival de jazz a altura de sua importância e, felizmente, estou fazendo parte da equipe deste festival", declarou Karan. Flávio Adônis reforçou a importância desse protagonismo. "Eu, igualmente, sonhava com esse festival, mas, em especial, que a cidade estivesse à frente disso", completa.
Exemplo:

Luiz Antônio Assis Brasil relacionou o significado da Casa das Artes Villa Mimosa para sediar tal solenidade, lembrando a inauguração histórica deste espaço. "Este ambiente foi criado por uma ação oportuna do prefeito, que deu um exemplo do potencial cultural local", elogiou. O prefeito Jairo Jorge, por sua vez, reiterou o desafio de realizar a 4ª edição do Canoas Jazz. "A cidade pode ser referência em todas as áreas, principalmente na área da cultura, que é nosso desejo".
Após a solenidade, todos puderam prestigiar a apresentação de Jorginho do Trompete e Trio, seguido de um coquetel comemorativo à abertura do evento. Os convidados também ainda prestigiaram a instalação ENTRE enter/between, de Lianna Tinn, que ocorre na Casa.

 Fonte: Ronaldo M. Botelho Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falece o músico João Vicenti, gaiteiro do Nenhum de Nós

Morreu no final da noite de ontem aos 58 anos o músico João Vicenti Vieira dos Santos, gaiteiro da banda Nenhum de Nós.  Ele estava hospital...