Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Tribunal nega liberdade provisória a ativista gaúcha

Através de sua página no Twitter, o Greenpeace Brasil informou que o tribunal russo negou o pedido de liberdade provisória para a ativista gaúcha Ana Paula Maciel. A sessão no tribunal regional de Murmansk foi realizada nesta manhã e avaliou o pedido de liberdade da bióloga mediante pagamento de fiança. 
Ana é uma dos 28 ativistas e dois jornalistas que estavam a bordo do navio Artic Sunrise, capturada por forças de segurança russas depois que membros de sua tripulação tentaram escalar uma plataforma de petróleo. O grupo foi detido e permanece na cidade portuária de Murmansk (norte da Rússia).
Segundo informações divulgadas pela própria organização, o advogado da brasileira pediu que ela pudesse acompanhar a audiência fora da jaula, mas o juiz negou a requisição.
Ontem, a Rússia realizou mais uma mudança no processo, amenizando a situação. Inicialmente a denuncia era de que os membros da ONG tivessem cometido por "pirataria". Com a mudança do crime para "vandalismo", em teoria, as penas podem ser reduzidas de 15 para sete anos de prisão em caso de condenação.
"Não há elementos para que o caso seja classificado como 'vandalismo'. Não houve violência ou ameaça a nenhuma propriedade. É ilógico que nossos membros estejam detidos há 30 dias", declarou o diretor do Greenpeace na Rússia, Ivan Blokov, ao jornal Voice of Russia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...