Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

“Criança a Cavalo” tem aula inaugural no Parque Eduardo Gomes

O Projeto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) da Secretaria Municipal de Educação (SME), “Criança a Cavalo” teve sua aula inaugural na tarde desta sexta-feira (25), na área campeira do Parque Esportivo Eduardo Gomes. Inicialmente, oito crianças com deficiência serão contempladas. 
De acordo com o idealizador do projeto, Fernando Fortes, com a atividade, as crianças serão valorizadas, terão a autoestima elevada, além do trabalho de força, tônus e relaxamento muscular e dos benefícios para a coordenação motora, o equilíbrio e a autoconfiança. 
O secretário municipal de Educação, Eliezer Pacheco, e o subprefeito da Região Sudoeste, Juliano Furquim, assistiram a primeira aula, com a égua Flor. O secretário destacou que o projeto é inovador e que busca a transformação pela inclusão. “Atender bem e com criatividade é objetivo deste trabalho”, afirmou. 
Em nome da equipe, também integrada por Rosane Rivaldo, a diretora do Ceia, Denise Wedman, agradeceu o reconhecimento à proposta inclusiva e inovadora na cidade e a pista apropriada e elaborada com rampa especial cedida para a atividade. “O sorriso destas crianças é o que nos move a aceitar este desafio”, declarou Denise. 
Durante a cerimônia, gestores do Ceia e servidores da Prefeitura foram tomados pela emoção em razão da importância do trabalho que será realizado, um sonho para toda equipe e, em especial para o professor Fernando, que dedicou o momento especial à memória do irmão, Fabiano Fortes, que era dono da Flor. 
Uma canção especialmente composta pelo músico José Homrich, dedicada ao projeto, foi apresentada pelos participantes. 
Fernando ressaltou ainda que o atendimento é realizado sempre com três instrutores, um à frente do cavalo e um em cada lado do animal. “É um sonho sonhado junto e hoje concretizado com Prefeitura e empresários”, comentou.  
Os três professores realizaram uma demonstração de atendimento com o aluno Ruan Costa, de seis anos. “É muito legal o cavalo”, disse o menino.
 O Projeto:
“Criança a cavalo” é uma Atividade Assistida por Animais (AAA) com enfoque interdisciplinar, que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e relacional da criança público alvo da Educação Inclusiva.
 Objetivos:
Promover melhorias de funções físicas, psíquicas, cognitivas, emocionais e sociais, contribuindo assim para o desenvolvimento da afetividade, autoconfiança, autoestima, a organização do esquema corporal, responsabilidade, atenção, concentração, memória, criatividade e socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em decorrência de alguma deficiência ou não.
 Metodologia:
Os atendimentos individuais disponibilizados uma vez por semana, de quarenta minutos de duração. A equipe responsável por desenvolver a atividade é interdisciplinar composta por professores da Rede municipal de Canoas com especialização em Psicopedagogia, Pedagogia, Psicomotricidade e Psicologia. Inicialmente os alunos participantes do projeto passam por triagem no Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia).
 Referencial:
A Atividade Assistida por Animais (AAA) trabalha o indivíduo como um todo, isto é, na forma biopsicossocial. “A intensidade das sensações e emoções provocadas pela interação com o cavalo, permite acelerar as potencialidades da Pessoa com Deficiência ou dificuldades.” (Heloisa Freire)
Portanto, emprega-se o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais (BITAR et al., 2004).

Ceia:
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 360 Bairro: Mathias Velho – Canoas – RS
Fone: (51) 3463-3401 / 3427-1728 ceiainclusao1@gmail.com

Fonte: Clever Larsen Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solenidade Militar pelo Dia do Exército Brasileiro

O Comando Militar do Sul realiza nesta tarde em Porto Alegre no 3 RCG, uma solenidade militar para celebrar o Dia do Exército.  A data de 19...