Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

41° Festival de Cinema de Gramado

De “Toda Nudez Será Castigada”, em 1973, a “Colegas”, em 2012, a trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema nacional. “Se olharmos para a história do Festival, podemos saber como foi o nosso Brasil e o nosso cinema nos últimos 40 anos", atesta o diretor Fernando Meirelles. Mais do que isso, o evento, em 1992, passou a ser também uma vitrine para o cinema latino-americano, quando adotou a internacionalização para as suas mostras.
Após a edição comemorativa de 40 anos, o Festival de Cinema de Gramado agora se propõe a fortalecer sua posição como janela do cinema latino-americano e peça fundamental para a consolidação das produções realizadas no Brasil. A edição de 40 anos, em 2012, atestou a tradição do Festival ao reaproximar o público da programação e também ao apresentar um perfil mais democrático: a figura do presidente deixou de existir, as contas e os contratos foram fiscalizados por um Conselho Gestor de Eventos de Gramado (que, em 2013, evolui para uma empresa municipal de gestão de eventos, a Gramadotur), o planejamento ficou a cargo da produtora Um Cultural e as entidades de cinema ganharam maior participação.
Todas essas ações são reforçadas na edição de 2013, junto com a exibição dos curtas gaúchos no Palácio dos Festivais, ingressos mais baratos para todas as exibições e a curadoria formada por José Wilker, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. O acerto das mudanças se confirma nos dados: sessões sempre cheias (a média foi de 811 pessoas por sessão), intensa cobertura da imprensa (com 500 profissionais credenciados) e arrecadação total superior a R$ 2.500.000. Para o prefeito do município, Nestor Tissot, os números do 40° Festival mostram que o evento foi administrado nos formatos que um evento público deve seguir: “Tivemos um saldo positivo. O Festival está ainda mais fortalecido perante a opinião pública, apoiadores e patrocinadores”. 
A secretária de turismo de Gramado e coordenadora geral do evento, Rosa Helena Volk, também comemora o resultado, já revelando que muito ainda está por vir: “Foi o primeiro passo de um grande projeto, que tem como foco a valorização desse importante espaço para as produções cinematográficas nacionais e estrangeiras. O carinho de todas as pessoas foi muito grande. Que isso permaneça por muitos e muitos anos”.
Na programação, estão as tradicionais quatro mostras competitivas: longas nacionais, longas estrangeiros, curtas nacionais e curtas gaúchos (Prêmio Assembléia Legislativa). As inscrições de 2013 surpreenderam: com 580 filmes inscritos, o número superou em 48% a edição de 2012. Para o curador Rubens Ewald Filho, no entanto, a evolução não está apenas na quantidade: “Muito além do aumento de inscrições, os filmes inscritos esse ano tiveram um crescimento impressionante de qualidade. Foi difícil descartar nomes da lista. Mas o resultado tem um pouco de tudo e podemos esperar um Festival mais rico em propostas de filmes”.
Fonte:Pauta Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...