Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Projeto Os Caminhos da Matriz abre temporada 2013


O projeto “Os Caminhos da Matriz” inicia a temporada de 2013 no dia 27 de abril, completando cinco anos com novos roteiros. O programa turístico-cultural gratuito consiste em visitas guiadas nos prédios históricos das instituições localizadas no entorno da Praça Marechal Deodoro. Mais conhecida como Praça da Matriz, o sítio histórico e arquitetônico concentra grande parte da história gaúcha no Centro de Porto Alegre.
Essa primeira edição de 2013, no dia 27 de abril, a partir das 14h, contempla o roteiro nº 1, que reúne visitas ao Memorial do Ministério Público, ao Memorial do Judiciário e ao Palácio Piratini. O roteiro nº 2, programado para a edição de 25 de maio inclui visitas ao Arquivo Público do Estado, ao Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa e ao Museu Julio de Castilhos. Para participar, os interessados não precisam fazer agendamento prévio, basta comparecerem ao local da primeira instituição do roteiro no horário programado. Em caso de chuva, a edição do projeto é automaticamente cancelada.
Nos prédios históricos, os visitantes são conduzidos por guias, que fazem um relato sobre a trajetória das instituições e comentam os objetos e documentos do acervo, bem como os aspectos arquitetônicos das construções.

Trajetória :

Inaugurado em maio de 2009, o projeto "Os Caminhos da Matriz" envolve uma parceria entre os Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo e o Ministério Público Estadual. Com o objetivo de aproximar a população do patrimônio histórico e cultural da cidade, a iniciativa soma 20 edições. Depois de três anos com um único roteiro, as instituições decidiram ampliar para dois roteiros, qualificando ainda mais a apreciação pelo público.

Calendário 2013 :

Os dois roteiros do projeto Os Caminhos da Matriz são realizados em calendário mensal alternado, no último sábado de cada mês. O roteiro nº 1, que agrupa as visitas ao Memorial do Ministério Público, ao Memorial do Judiciário e ao Palácio Piratini está programado para os dias 27 de abril, 29 de junho, 31 de agosto e 26 de outubro, O roteiro nº 2, com visitas ao Arquivo Público do Estado, ao Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa e o Museu Julio de Castilhos, está agendado para os dias 25 de maio, 27 de julho, 28 de setembro e 30 de novembro.

SERVIÇO :

Projeto “Os Caminhos da Matriz”
Visitas Guiadas Gratuitas
Roteiro nº 1: Memorial do Ministério Público, Memorial do Judiciário e Palácio Piratini.
Dia 27/04, a partir das 14h, com início no Memorial do Ministério Público.
Mais informações pelo telefone (51) 3295 – 8650 ou pelo e-mail memorial@mp.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...