Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Parceria busca soluções para mobilidade e acessibilidade no entorno do Parque Assis Brasil


A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a prefeitura de Esteio e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) buscarão, de forma integrada, soluções para a mobilidade e a acessibilidade no entorno do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. O objetivo será encontrar soluções para os impactos que causados pelos projetos de expansão das atividades no local e a construção de um empreendimento imobiliário na região, com cerca de 15 mil novas residências. 
O papel de cada uma das entidades está definido no protocolo de intenções assinado na tarde de ontem, na sede da Trensurb, em Porto Alegre, pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pelo prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi e pelo diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. Um grupo de trabalho deverá ser constituído para operacionalizar os estudos que resultarão em projetos que melhorem o acesso ao Parque, bem como assegurem alternativas de mobilidade na região. 
As possibilidades iniciais apontam para alternativas de transporte hidroviário e de trem com a construção de alternativas que interliguem diversos modais, construção de um anel viário que possibilidade a integração do trânsito da BR 448, que deve estar concluída até o final do ano, e da BR 116, que deverá ser duplicada, além de melhorias na estação da Trensurb, que já começam a ser viabilizadas. Também não descartada a utilização do aeromovel. 
"Vamos buscar soluções para o problema de acesso ao Assis Brasil, especialmente em época de eventos como a Expointer, e também para a vida da cidade de Esteio", explicou Mainardi. "Com a liberação da Rodovia do Parque e a duplicação da BR 116, agregando outros modais para o transporte, transformaremos este problema numa grande vantagem do Parque", afirmou o secretário. 
O presidente da Trensurb, destacou os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na ampliação da linha e na melhoria do transporte de passageiros. "Ampliamos a linha em 9,3 quilômetros até Novo Hamburgo, construímos cinco novas estações e estamos adquirindo 15 novos trens num investimento superior a R$ 1 bilhão", informou Kasper. "Vamos pensar juntos e projetar um futuro diferenciando para aquela região", disse Rinaldi.
Foto: Vilmar da Rosa
Redação Secom Gov/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...