Juramento do Jornalista

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Governador participa do Tá na Mesa


O Rio Grande do Sul deve crescer, em 2013, o dobro do Brasil. Esta é a projeção para o Estado, conforme o governador Tarso Genro, que palestrou  hoje no primeiro Tá na Mesa da Federasul .  Tarso tratou sobre Desenvolvimento Econômico e Federação e enfatizou os resultados positivos da indústria, em janeiro deste ano, a arrecadação de fevereiro e finalizou com o resultado da Expodireto.  “Os bancos de fábrica fecharam R$ 430 milhões em negócios, cerca de 205% a mais que no ano passado”, afirmou.
Já no começo de sua exposição, o governador tratou sobre questões que, segundo ele, devem ser resolvidas pela União. E destacou três: a unificação das alíquotas interestaduais, a restrição do perfil da dívida pública dos Estados e os precatórios. Em relação à saúde financeira do Rio Grande do Sul, foi enfático: “O RS não está saneado e nem será somente com recursos próprios”.
Tarso apontou traçados políticos e econômicos do desenvolvimento do Estado, destacando expectativas relacionadas a obras e recursos financeiros. Segundo dados apresentados pelo governador, só na saúde, por exemplo, o Estado recebeu recursos na ordem de R$ 1,7 bilhão em 2012. Valor que este ano deve ficar em R$ 1,2 bilhão. Já na educação, os recursos deram um salto de R$ 6 bilhões, em 2012, para R$ 6,8 bilhões, previstos para este ano.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, em sua saudação, destacou a importância das Parcerias Público-Privadas nas ações de desenvolvimento do Estado. “As PPPs precisam ser consideradas, porque elas representam soluções que o Estado sozinho, pela falta de recursos, não pode dar”, apontou. O assunto foi tratado por Tarso Genro também durante a entrevista coletiva, que antecedeu o Tá na Mesa. Dentre outros assuntos, questões como a rodovia RS 010 e os precatórios estiveram na pauta. Segundo Tarso Genro, a proposta da estrada estadual será apressada ainda este mês. “Um novo modelo de Parceria Público-Privada será apresentado ao Conselho Regional Metropolitano”, disse. E reforçou: “Mas isso é obra para sete ou dez anos. Não podemos tratar como um desafogo imediato à BR 116”.

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