Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

25ª Reunião do Conselhão de Canoas


O 25º encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) "Conselhão", realizado na manhã desta ontem, no salão nobre da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics), reuniu 70 pessoas, entre conselheiros, empresários, entidades e autoridades. Propôs a apresentação de cinco projetos que terão impacto direto à infraestrutura do município nos próximos anos. Um deles, culminou com o lançamento e assinatura, pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Itamar Tadeu Barboza, do edital de licitação para a construção do Shopping Popular Mathias Velho.
Shopping Popular:
A estrutura contará com seis mil metros quadrados e será construída no entorno da estação Mathias Velho da Trensurb. Objetiva, segundo Itamar Tadeu, tirar das ruas os ambulantes e lhes conceder um lugar com toda a infraestrutura necessária. “Queremos fazer um redesenho daquela área para a prática do comércio e desenvolvimento do empreendedorismo”, acrescentou o prefeito.
Ampliação do pátio da Base Aérea:
O coordenador municipal da Integração Institucional, Luis Possebon, encaminhou a reunião recheada de temas como o projeto de ampliação do pátio de aeronaves da Base Aérea de Canoas (Baco), apresentado por seu comandante, o coronel aviador Airton Miguel Yasbeck Jr. O coronel ressaltou a importância da expansão para o advento Copa do Mundo, para adequações da própria Instituição e também para o fortalecimento da cidade.
Energia Limpa:
A implantação do projeto piloto de Iluminação Pública com Energia Eólica e Solar na BR-116, alternativa de energia recentemente anunciada pelo prefeito, foi apresentada pelo secretário de Serviços Urbanos, Flavio Pradie, pelos representantes do Grupo Baram, Josely Rosa e Geison Silva. Os gestores salientaram a adoção de políticas de sustentabilidade pela Prefeitura, que permitirão, em breve, a redução de custos com energia elétrica na rodovia. Uma alternativa, segundo eles, de energia limpa que servirá de modelo para o país. “Canoas será pioneira na utilização destes equipamentos em uma rodovia e o sistema preservará em torno de 6.130 árvores que seriam necessárias para compensar a emissão anual de 970 toneladas de gás carbônico”, afirmou Geison.
Ciodes:
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacífico, apresentou o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), sistema de inteligência que soma tecnologias de ponta em monitoramento com ações de pronto atendimento. O Ciodes foi implantado com sucesso nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, de atendimento emergencial com a integração dos órgãos de segurança envolvidos.
Segundo Pacífico, a ferramenta vai reforçar o protagonismo de segurança já vivido por Canoas. “Unindo forças de pessoas e tecnologias, infraestrutura e programas de treinamento profissional contínuo, queremos reduzir ao máximo o tempo de angústia sofrido pelo cidadão em uma ocorrência,” garantiu.
Aeromóvel:
A mobilidade urbana foi um dos temas mais reforçados no encontro. O Secretario Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), Osvaldo Steffen e o adjunto, Euclides Coimbra, destacaram a proposta do Aeromóvel, com um investimento na primeira etapa de R$ 47,9 milhões. Conforme Euclides, hoje, 33 mil pessoas percorrem o trecho entre os dois bairros mais populares da cidade, representando 44% de todos os passageiros que utilizam o transporte público em Canoas.
O Aeromóvel ligará a estação Mathias Velho do Trensurb ao bairro Guajuviras, num trecho de seis quilômetros. Com relação às alternativas de viabilização dos projetos através de Parcerias Público Privados (PPPs), o prefeito convidou os conselheiros para o seminário organizado pela prefeitura e a Trensurb, no dia 18 de abril, no auditório da Uniritter, onde será tratado o Aeromóvel. O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, já foi convidado e também, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho e o secretário da Casa Civil do RJ, Pedro Paulo. "No mesmo dia participaremos do teste do aeromóvel no aeroporto da Capital", informou o prefeito. 
Jairo Jorge avaliou sobretudo os esforços em gestão e frisou que o crescimento que a cidade quer e terá, surge desta visão de planejamento. Com propostas que, segundo ele, pretendem deixar um legado de desenvolvimento.
Em recente visita à península iberica, Espanha e Portugal, o prefeito destacou os avanços em turismo e projetos que alavancaram o desenvolvimento local. Na oportunidade, ele convidou prefeitos e autoridades para o 3º Fórum de Autoridades Locais de Periferias (Falp) a se realizar em junho em Canoas.
Ao final do 25º CDES o chefe do executivo canoense apresentou o Plano de Governo, com 10 programas e 135 metas. Fonte: Clever Larsen Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...