Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Uma semana da tragédia em Santa Maria

Reproduzo texto do jornalista Francisco Muller:


Hoje faz uma semana da tragédia de Santa Maria. Muita gente tem falado ou postado sobre a massacrante cobertura dada pela imprensa, de que já está demais, ficando chato e/ou sensacionalista. Tenho opinião contrária.

Se não divulga, vão dizer que estão acobertando alguma coisa, que o poder público está cerceando o trabalho, etc e tal.

Só lembro que, apesar de alguns poucos exageros, é esta mesma imprensa que divulga para todos o que aconteceu e não deixa esquecerem também. Se não fosse a imprensa, não existiria toda esta mobilização nacional para exigir segurança e melhorias nos estabelecimentos, não teriam filas para doação de sangue, nem de outras coisas solicitadas. Também está cobrando de todos os envolvidos algum tipo de ação, procurar esclarecer os fatos, e por aí vai. Talvez esteja livrando você de ter o mesmo fim. 

A imprensa tem papel preponderante neste trabalho todo, pois vai atrás de informações nem sempre conseguidas pela polícia. E também serve de válvula de escape para tanta gente desesperada pela perda de seus entres queridos, que quer apenas se abrir, falar de sua dor. Acaba servindo como apoio psicológico este "repartir" de sua tristeza.

E também está dando nome aos bois. Aquela casa noturna, teatro ou o que for que qualquer um de nós pode estar frequentando e está fora de todas as normas. Agora elas estão sendo cobradas, não só as gerenciadas por empresários sérios ou não, mas inclusive as que estão sob a tutela do estado, município ou o que mais existir.

Lembro que se eu sair com um carro sem IPVA pago, ou sem carteira, ou bêbado, não preciso de mais nada do que uma fiscalização para ser parado, multado, guinchado e, pelo menos momentaneamente, ficar sem dirigir. E não adianta vir com liminar que já era, vai para o depósito. Isto deveria também acontecer com estes estabelecimentos. Só funciona se estiver com tudo em dia e ainda não fazer besteira, como no caso dos fogos.

Infelizmente tiveram de morrer tantos jovens para se dar a devida atenção à falta de bom senso, incompetência, falta de fiscalização, liminares oportunas e o que bem se sabe.

A imprensa está de parabéns. Se não for desta forma, em 15 dias não se fala mais no assunto e fica por isto mesmo. Aí sim aquelas vidas terão pago um alto preço e nada vai ser feito para evitar outras tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...