Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Hospital Universitário já atende vítimas da tragédia em Santa Maria

O Hospital Universitário Mãe de Deus Canoas (HU) recebeu na tarde deste domingo o primeiro paciente vindo de Santa Maria para atendimento em Canoas. O jovem de 19 anos chegou por volta das 17 horas, acompanhado pela mãe, em viagem feita em uma ambulância do Samu. Conforme informações do HU, o paciente estava na Boate Kiss, onde um incêndio vitimou pelo menos 233 pessoas durante a madrugada. O quadro do jovem é estável e ele recebe aporte de ventilação mecânica. O rapaz tem um irmão gêmeo que ficou internado em Santa Maria. Ambos comemoravam aniversário na boate. Ainda no meio da tarde, um outro paciente vindo de Salto do Jacuí foi acolhido no HU pela impossibilidade de receber atendimento na região de Santa Maria.

Os três hospitais de Canoas estão de prontidão para receber pacientes vindos de Santa Maria e prestar suporte aos hospitais da Capital. A determinação foi feita pelo prefeito Jairo Jorge ainda pela manhã, quando também fez contato com o Governo do Estado informando a medida. A rede de atendimento básica também poderá acolher pacientes se mais vítimas do incêndio tiverem que ser atendidas nos hospitais. As informações foram prestadas pela secretária-adjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Ivana Fuzina e pelo diretor técnico do HU, Dr. Euler Manenti, que acompanharam a chegada do jovem.
 
Leitos:
 
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, no HU e no Hospital Nossa Senhora das Graças estão disponíveis pelo menos 10 leitos de Terapia Intensiva para tratar de casos de vítimas de queimaduras em estado crítico, que inclui suporte de ventilação mecânica. A Central de Regulação do Estado acionou o HU, pedindo a disponibilidade de quatro leitos. Além do paciente que chegou durante a tarde, outros dois estariam sendo deslocados para chegarem ainda hoje em Canoas. No HU, a estrutura inclui também o acolhimento à familiares, com profissionais de psicologia no amparo.
No Hospital Nossa Senhora das Graças, além de cinco vagas em UTI, outros dois quartos para emergência estão prontos.
O Hospital de Pronto Socorro de Canoas foi designado para dar retaguarda aos atendimentos de trauma da região e interior, possibilitando que os hospitais que atendam vítimas do incêndio, possam encaminhar outros casos ao HPSC.
Ainda no Hospital Universitário, é cogitada a opção de pouso de helicópteros se houver necessidade. Aeronaves transportando vítimas da tragédia em Santa Maria podem pousar no gramado do Complexo Esportivo da Ulbra, há poucos metros do HU.

  Fonte: Jesiel B. Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...