Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

108 Horas de Paz 2012/2013


O encontro tem o propósito de refletir, compartilhar experiências e construir propostas concretas a partir de uma visão ampla que busca gerar benefícios e desenvolver relações positivas em todos os níveis: individual, coletivo, com o meio ambiente e também com as autoridades e instituições. Serão abordados temas como cooperativismo, economia solidária, moeda social, energias alternativas e sustentabilidade.
No “108 Horas de Paz” será realizado ainda o fórum inter-religioso, em que representantes de diferentes tradições falarão sobre suas experiências práticas e visões a respeito de ação no mundo.
Programação:
28 de dezembro – sexta-feira
Manhã
9h – Acolhimento
Nelson Morroni – Vice-presidente do Centro de Estudos Budistas Bodisatva; tutor dentro do Programa de Facilitadores do Darma – CEBB
Tarde
14h – Diálogo: Parcerias para um novo modelo econômico
Lama Padma Samten – presidente do Centro de Estudos Budistas.
Laura Neis – Socióloga e Presidente da Cooperativa Bodisatva. Atua desde 2004 em diversas instituições na área de projetos sociais e de pesquisa, realizando a elaboração, planejamento, acompanhamento das equipes, execução e análise dos mesmos. É produtora cultural do Duo Bico-de-Pena. Foi Diretora de Projetos da Meta Instituto de Pesquisa de Opinião entre 2009 e 2011, onde realizou a coordenação, planejamento, execução e análise de projetos de pesquisa quantitativos e qualitativos.
15h30- Redes sociais como ferrementas de transformação
Eduardo Cezimbra – ambientalista, facilitador da RETRANS – Rede Transcultural Holista -, dentista homeopata, terapeuta floral e hipnólogo.

17h – Prática Física
Noite
20h – Dinâmica de grupo – Um sopro de paz
João Antônio Petry – ator; facilitador dentro do Programa de Facilitadores do Darma – CEBB


29 de dezembro – Sábado

Manhã
9h – Diálogo – Comunidades: a busca de uma sociedade sustentável – Aldeias CEBB e Refundação do Brasil.
Lama Padma Samten – presidente do Centro de Estudos Budistas
Luiz Gonzaga de Souza Lima – cientista político, professor universitário.
Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma Universidade, de 1974 a 1979.
Em Milão também dirigiu o Centro Studi Problemi Internazionali (CESPI), onde coordenou pesquisas realizadas na África Central e América Latina.
Em 1990, recolheu-se em Cumuruxatiba, pequeno povoado de pescadores e índios pataxó, próximo ao Monte Pascoal, onde permaneceu até l992, tempo em que se dedicou a estudos e reflexões sobre a formação brasileira.
A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensinando Teoria Política e Política Internacional.
Autor de seis livros e dezenas de artigos científicos, publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Brasil.
Hoje vive entre a Fazenda Inglesa, em Petrópolis, e Cumuruxatiba, na Bahia, e se dedica a compartilhar suas reflexões e a escrever ensaios sobre a crise contemporânea.

Tarde
14h – Diálogo: Sustentabilidade e alternativas globais – (energia solar, cataventos, sistema de tratamento de resíduos líquidos)
Luis Maccarini – engenheiro e especialista em sistemas de geração fotovoltaica e veículos elétricos.
Marcelo Sgarbossa – Diretor do Lappus, integrante da Massa Crítica e vereador eleito de Porto Alegre.
Raquel Dvoranowski – Arquiteta e Diretora da Senda Viva – Tecendo Redes.
Fernando Vargas – Engenheiro Agrônomo e Coordenador da Educação Ambiental do Jardim Botânico de Porto Alegre.
17 h – Prática Física
Noite:
20h – Sarau Cultural – aberto a todas as contribuições dos participantes
Coordenador: João Antônio Petry – Facilitador dentro do Programa de Facilitadores do Darma – CEBB


30 de dezembro – domingo

Manhã
9h – Diálogo: Redes de Cooperação
Dionísia de Oliveira – fundadora da Casa da Sopa e presidente do Nascem (Núcleo de Ação Social, comunitário e Educacional Caminho do Meio.
José Valter Ferreira – oficineiro com crianças, membro do Cedim, educador.
Elisângela Siqueira – diretora do Cedin ( Centro de Desenvolvimento Infantil Jardim do Castelo).
Alessandra Gonçalves Meirelles – diretora administrativa do Cedin.
Leocilda Pacheco – Psicóloga e diretora do Instituto Caminho do Meio.
10h30 – Ação Lúcida na Educação – Escola Caminho do Meio
Carol Senna – jornalista e educadora
Vanessa Krauskof – pedagoga
Fernando Bilhar – sociológo
Juliana Córulon – Terapeuta Ocupacional
Tarde
14h30 – Paradigma Econômico e Abundância Coletiva
Rafael Pezzi – é doutor em física pela UFRGS, onde atualmente é professor adjunto. É especialista em análise de materiais usando feixes de íons. Atualmente também pesquisa tecnologias voltadas à sustentabilidade. Cursou o Educação Gaia – Design para Sustentabilidade e o Cidades em Transição.
16h – Encaminhamentos do Encontro e estabelecimento de sonhos do grupo.
20h – Feira de Trocas – Faremos uma experiência muita rica de comércio justo e sustentável onde os participantes do Encontro, através de uma moeda social poderão trocar alimentos caseiros, roupas, livros e objetos usados, aulas, corte de cabelo e coisas fora do mercado formal, como cuidar de animais e habilidades que cada pessoa queira oferecer.

31 de dezembro – segunda

Manhã
9h – Fórum inter-religioso
Tarde
14h – Palestra: A Vida do Buda – Andréia Souza, tutora dentro do Programa de Formação dos Facilitadores do Darma
Os relatos sobre a vida do Buda Sakiamuni, permeados de dados históricos e feitos extraordinários, encontram-se registrados em diversos textos e  muitas vezes são retratados por meio de pinturas e esculturas. No templo Caminho do Meio, em Viamão (RS), há doze pinturas que retratam de modo tradicional os principais feitos do Buda. Assim ,a partir da contemplação dos aspectos simbólicos  destas pinturas, teremos a oportunidade de não apenas conhecermos um pouco mais sobre a história da vida do Buda, mas também de nos conectarmos com aspectos profundos dos seus ensinamentos, que seguem há mais de 2.500 anos gerando benefícios a incontáveis seres.

Noite
19h-Tsog
01 de janeiro – terça
Manhã
10h- Palestra e bênçãos do Lama Padma Samten
Local: Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB Caminho do Meio
Endereço: Estrada Caminho do Meio, 2600. Viamão (RS)
Informações: eventos@cebb.org.br – 51. 8509-0376

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...