Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

35 Expointer 2012

A primeira Exposição Estadual do Rio Grande do Sul, com animais, produtos agrícolas e industriais aconteceu em Porto Alegre, no dia 24 de fevereiro de 1901 no Campo da Redenção, hoje Parque da Redenção. 

Na época, já era considerada um sucesso, registrando a presença de 67 mil pessoas no Parque. 
Nascia então a Exposição Estadual, embrião do que hoje é a Expointer. 

Em 1909, a Exposição passou a ser realizada no Prado Rio Grandense, onde mais tarde foi construído o Parque de Exposições Menino Deus, atual sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. 

Com o crescimento da Exposição, o Parque Menino Deus tornou-se pequeno demais para as dimensões do evento. Assim foi necessário ampliar a área, fato que definiu a transferência para Esteio, com a compra de 64 hectares. 

1912 – Monta-se uma estrutura maior para o Parque Menino Deus, devido ao crescente interesse pela exposição estadual. Uma pavilhão metálico é encomendado a uma indústria inglesa. Em torno do pavilhão são construídos baias e pistas para desfile de animais, galpões para armazenamento de forrageiras e alojamentos para os peões. 
1920 – São destacadas, até este ano, as atuações das comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e do Planejamento quando da organização de feiras. Nessa época, a agropecuária está inserida nas atividades da Secretaria da Fazenda e consta nos levantamentos orçamentários enviados pelos presidentes da província (governadores) e em pareceres da Comissão de Orçamento da Assembléia de Representantes do Rio Grande do Sul. 
1929 – Instalada, por Getúlio Vargas, então presidente da província (governador do Estado), a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas, embrião da futura Secretaria da Agricultura. 
1935 – Criada, em 26 de junho, a Secretaria da Agricultura. No ano seguinte, a mesma é instalada em definitivo. 
1937 – Firmado, em 6 de agosto, convênio entre Governo do Estado e Ministério da Agricultura instituindo as exposições estaduais de animais. As primeiras são realizadas alternadamente em municipios do Interior. 
1955 – São fixados os certames estaduais no Parque Menino Deus. 
1967 a 1969 – Constata-se a incapacidade do Parque do Menino Deus em sediar eventos com a presença de cabanheiros da Argentina e Uruguai. Em razão disso, o Governo do Estado compra, entre oito áreas selecionadas, 64 hectares da fazenda Kroeff, em Esteio. Apesar de protestos de produtores, criticando a mudança para um lugar considerado à época distante, inicia-se a construção pela Secretaria da Agricultura do Parque de Esteio. 
Em 1970, as instalações do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil estavam prontas e foi realizada a 33ª Exposição Estadual de Animais. 
1972 – É batizada a feira com a denominação de Expointer. Tem início, assim, o ciclo de exposições com a participação de diversos países, ocorrendo a 1ª Exposição Internacional de Animais. Os certames internacionais repetem-se a cada dois anos até 1984. Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná, a 1ª Expointer contou com a presença de nações como Holanda, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Uruguai, Argentina e Chile. Nesta edição, em 22 mil metros quadrados de área coberta, a Expointer contabiliza 2,9 mil animais inscritos, de 45 raças. 
1974 - São doadas pelo governo da então Alemanha Ocidental três esferas para o Estado. Hoje, as mesmas, que possuem as cores do Rio Grande do Sul, são a marca da Expointer. 
1977 – Recebe nova denominação o Parque de Esteio: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, tem a memória reverenciada com o título, concedido pelo governo estadual, de Patrono da Agricultura. 
O Grupo Voz Nativa de Comunicações estará presente nesta edição da maior feira agropecuária,com os jornalistas Serggio Lemmos e fotógrafa Lais VolkWeiss  chefiados pelo jornalista Cauê Nascimento,que completa sua 18 participação na Feira.
Acompanhe com exclusividade, fotos e matérias da 35 Expointer a partir de amanhã até o dia 02 de setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...