Juramento do Jornalista

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Sistema Fiscal Eletrônico de GPS em ônibus começa a operar

Um sistema inédito de GPS e que foi adquirido por uma administração pública no país começa a ser operacionalizado nesta quinta-feira, 5, em todo o município de Canoas. Disponibilizado para a empresa Sogal e com o fornecedor de tecnologia da empresa TACOM Sistemas, 115 ônibus urbanos em operação na cidade recebem a partir de hoje equipamentos com chips de acompanhamento de frota para que a Secretaria de Transportes, através de base montada na sala de monitoramento geral, possa fiscalizar, controlar, operar e gerenciar o serviço de transporte público e proporcionar transparência em situações que ocorrem no dia a dia do transporte público.
Além disso, cerca de 900 paradas de ônibus de Canoas foram georeferenciadas, ou seja, identificadas por satélites, para que se saiba exatamente o tempo de aproximação do ônibus daquele ponto e para que o próprio usuário tenha esta informação. De acordo com o Secretário de Transportes e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto, o sistema permitirá maior controle da frota e beneficiará principalmente o cidadão. "O sistema possibilita mais informação e controle pleno sobre o que acontece na cidade", diz. O diretor de operações da Sogal, Flávio Caldasso, afirma que a ferramenta é uma espécie de raio-X em tempo real das condutas dos integrantes do transporte coletivo. "Saberemos de maneira mais precisa a conduta nos trechos e isso nos possibilitará padronização ao longo da implantação, com certeza dos tempos de viagem e pesquisas em tempo real". Em cerca de dez dias, os seletivos também terão o mesmo sistema.

Totens com horários irão facilitar a vida dos passageiros:

Com a instalação do sistema nos ônibus, chegou também a tecnologia dos totens de identificação de horários. Cinco deles estão espalhados pela cidade em pontos estratégicos: 2 no terminal Golden Center, 1 na parada de ônibus da Praça da Bíblia - Getúlio Vargas, 1 na parada de ônibus em frente à Praça Emancipação - Rua Victor Barreto e 1 em frente ao Hospital Nossa Senhora das Graças. Como irão funcionar os equipamentos: os totens têm uma tela onde haverá a informação das linhas que passam naquele ponto e o tempo de aproximação dela na parada. Exemplo: a dona Maria saiu do Hospital Nossa Senhora das Graças e quer saber se haverá tempo de ir até a farmácia para buscar um medicamento, sem correr o risco de perder seu ônibus da Linha C1 - Circular dos Hospitais. Ao chegar na parada do ônibus, ela irá até o totem que indicará que seu ônibus levará 20 minutos para chegar. Isso significa que ela poderá ir tranquilamente ao comércio e ter tempo ainda de pegar o coletivo. Assim como a Dona Maria, todos os cidadãos que se aproximarem do totem perceberão que haverá três opções de visualização: 20 minutos, 10 minutos e "5 em aproximação". A tela é alternada com informações das quatro linhas mais próximas, com intervalos de 10 segundos. O sistema de informações também permite ao usuário escolher em qual ônibus entrar. Exemplo: o seu Pedro está na parada da Praça Emancipação e viu que seu ônibus Harmonia está bastante cheio. No totem, ele vê que outro ônibus da mesma linha está se aproximando em cinco minutos. Assim, optará por esperar. Os totens pesam 140 quilos e são blindados, além de conterem pintura à prova de pichação.

Em um mês, totens estarão em versão virtual:

O mesmo sistema dos totens poderá ser acessado em 30 dias pela internet. Nos sites www.canoas.rs.gov.br ou www.sogal.com.br, haverá a mesma informação: o usuário terá acesso a um link onde digitará o número de sua parada (todas estarão identificadas) e saber em quanto tempo o ônibus chegará próximo a sua casa. Exemplo: o seu João está em casa e quer ir até a Farmácia Popular do Brasil com a linha São José. Ele digitará o número de sua parada e saberá em quantos minutos o ônibus estará naquele ponto.

Mapa sinótico indicará posição dos ônibus na via e apontará atrasos ou adiantamentos:

O mapa sinótico é um mapa que acompanha em tempo real o deslocamento dos ônibus e sua distância das paradas, através de horários programados pelo sistema. Exemplo: a linha Circular dos Hospitais está atrasado em 23 minutos na Rua Santos Ferreira. O motorista será comunicado pela Central de monitoramento sobre o atraso - o ônibus fica com a cor vermelha, o primeiro à esquerda da tela- que posteriormente analisará a situação. A comunicação com o motorista ocorre sempre em tempo real, com tablets instalados em frente ao motorista. Os casos de adiantamento também aparecerão no mapa sinótico, assim como o cumprimento do horário.

Situações de risco também poderão ser acessadas por Central em tempo real:

O motorista e o cobrador, além de todos os passageiros, também se sentirão mais seguros com o novo sistema. Isso porque os itinerários estão pré-definidos e qualquer saída da rota pode indicar uma situação de perigo, como ônibus descontrolado ou assalto. O motorista poderá acionar a Central - de uma maneira que será mantida em sigilo - e a própria base saberá do que está acontecendo, porque na tela do sistema ocorrerá o alerta de que algo está errado. Situações atípicas, como pane mecânica no veículo ou necessidade de socorro para troca de pneu também poderão ser alertadas.

Sistema de telemetria foi adicionado pela empresa Sogal:

Ao ser licenciada para utilizar o sistema em seus ônibus, a empresa Sogal adicionou à tecnologia o sistema de telemetria, onde os rastreadores serão capazes de diagnosticar condutas dos motoristas tais como: aceleração desnecessária, alta velocidade, freada brusca, o motivo de não ter parado em algum ponto de ônibus, etc. Tudo isso em tempo real. As condutas inadequadas poderão ser delatadas pelo próprio usuário, através do telefone 0800 5101234.

Números do novo sistema:

145 ônibus equipados com sistema GPS integrado (115 urbanos e 30 seletivos).
Dois postos de trabalho de fiscalização na sala geral de monitoramento.
Três postos de trabalho na empresa Sogal.
900 paradas de ônibus georeferenciadas.
Fonte:Secom/PMC

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