Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Simulado de evacuação no bairro Rio Branco deve envolver mais de 5 mil pessoas

Sirenes, fumaça e explosões fictícias vão movimentar o bairro Rio Branco na tarde do próximo sábado, 23. A região no entorno das ruas Primavera e Felipe Camarão será o epicentro de uma grande simulação de incêndio, que vai pôr à prova o Plano de Contingência de Canoas e preparar a comunidade para enfrentar situações semelhantes. O exercício integra o 1º Simulado Regional da Defesa Civil e vai envolver a atuação conjunta de 11 cidades, incluindo o efetivo de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Às 15h, uma colisão sobre o dique da rua Primavera, entre um veículo leve e um caminhão tanque carregado de combustível, dará início ao cenário. O acidente simulado gera uma explosão nas proximidades das empresas engarrafadoras de gás da região, sinistro que será o estopim para evacuar a população de todo o entorno (ruas Mauá, Primavera, Felipe Camarão, Henrique Dias, Vidal de Negreiros e Montenegro).
Cerca de 5 mil moradores da região serão estimulados a participar e avisados com antecedência sobre a evacuação, que terá como destino final a praça Cônego Lotário Steffens. Corpo de Bombeiros, brigadistas das empresas locais, SAMU, Agentes de Trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e forças conjuntas da Defesa Civil participam do simulado. Entre os voluntários, haverá setenta desabrigados, queimados e vítimas fatais.
Câmeras de vídeo transmitirão toda a operação ao centro de comando da Defesa Civil do Estado, no Palácio Piratini, e à Central de Monitoramento de Canoas. Apesar de fictícias, as etapas do simulado levarão em conta os fatores envolvidos em uma situação real, com transporte das vítimas aos hospitais e agilidade no tempo de resposta do Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Foco é preparar a comunidade:
O simulado vai resgatar um episódio ainda presente na memória de muitos moradores do bairro Rio Branco. Em maio de 1999, um incêndio destruiu a unidade de engarrafamento de gás da Liquigás, ameaçando atingir outras empresas e propagar-se pela cidade. O acidente gerou uma grande mobilização regional para evitar o agravamento da situação e reforçou a necessidade de fortalecer as ações de contingência nos pontos críticos da cidade.
De acordo com Mauro Guedes, coordenador da Defesa Civil de Canoas, o realismo do simulado é essencial para preparar os moradores a reagir corretamente em situações semelhantes. "O foco é treinar a população, pois as empresas locais já realizam simulados periódicos", explica Mauro. O simulado está previsto para terminar às 17h.

O simulado em números:
(efetivos podem variar de acordo com a demanda regular do dia)

11 municípios envolvidos
5 mil moradores no entorno do simulado
40 bombeiros militares e civis
50 brigadistas de empresas locais
15 ambulâncias, incluindo três do SAMU Canoas
16 motos do SAMU, Guarda Municipal e Brigada Militar
30 policiais militares
1 Unidade Móvel da BM como posto de comando
25 guardas municipais
1 Unidade Móvel da Guarda Municipal com câmera integrada e transmissão em tempo real para a Central de Monitoramento
20 padioleiros
20 alunos e professores da área de Saúde da UnilaSalle
50 integrantes de secretarias, coordenadorias e subprefeituras
50 voluntários na evacuação
70 vítimas
 Fonte :Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...