Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Teleagendamento de Consultas completa dois meses com quase 80 mil consultas marcadas

O Sistema Canoas Saúde completou ontem, dois meses de funcionamento, comemorando a marca de 77.274 consultas básicas marcadas com médicos da saúde da família, ginecologistas, pediatras e dentistas. Além das consultas eletivas, outros números marcaram os sessenta dias: 26.491 consultas especializadas agendadas; 33.410 pessoas com um ou mais exames marcados e 95.177 ligações ao Sistema. De acordo com o secretário Leandro dos Santos, o sistema se mostra eficiente nos primeiros 60 dias a população está assimilando o processo. "É uma mudança cultural que beneficia toda a população, principalmente no Sul, onde as pessoas não precisam mais ficar no frio e na chuva nas filas dos postos". Leandro destaca também a marcação dos exames e das consultas especializadas diretamente nas unidades de saúde. "A agilidade para marcar, na saída do consultório, ajuda o cidadão inclusive a se programar com o dia e a hora do procedimento".
O município é o primeiro e único do país a agregar três melhorias na área de gestão da saúde de forma integrada: o teleagendamento para consultas básicas, a marcação on line de consultas especializadas e exames e o prontuário eletrônico. O teleagendamento funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h e o cidadão pode ligar de qualquer telefone, seja ele fixo na residência, público (orelhões) ou celular pré e pós pago. A ligação é totalmente gratuita - independente do tempo ao telefone - e o número é 0800 6470 156. Todas as ligações são gravadas para controle do sistema, evitando fraudes ou trotes. O sistema de teleagendamento acaba com as filas e dá mais comodidade ao cidadão, já que ele pode fazer sua ligação de qualquer telefone, sem custos por isso e marcar sua consulta no conforto de casa. Além disso, o sistema utilizado para o teleagendamento é de alta tecnologia. São 28 atendentes por turno e 60 posições de linhas digitais para receber simultaneamente as ligações, além de 11 reguladores que fazem a distribuição da agenda de especialistas e de exames.

Mas há serviços que não precisam passar pelo teleagendamento. Veja quais são eles:
* Mulheres que queiram orientação ou colocação de Dispositivo Intra Uterino (DIU)
* Dependentes químicos ou alcoolistas que queiram procurar atendimento nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), ou que já utilizem este atendimento; Atendimentos em nível ambulatorial como nebulização, vacinas, curativos, exame de Papa Nicolau, verificação de pressão arterial, verificação do nível de açúcar no sangue, etc.
* Usuários e futuros usuários do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/ Aids, para consultas com médicos do SAE e requisição / retirada de coqueteis antirretrovirais.
Para fazer uso do teleagendamento de consultas em Canoas, é preciso ser morador e ter o cartão Canoas Saúde.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...