Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Deputados prestam homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador

A data de 1º de Maio foi assinalada pela Assembleia Legislativa, na tarde dessa quarta-feira (2), na Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Postal (PMDB), que, no início da solenidade, destacou que “temos resgates a fazer, sim, mas também temos vitórias a celebrar no dia de hoje. Principalmente temos de assinalar o reconhecimento, que é de todos, governo e sociedade, de que todas as forças e todos os entes, em qualquer dos lados do mundo do trabalho, são partes muito importantes na conquista do desenvolvimento sustentável, condição de futuro com trabalho e com qualidade de vida para todos os brasileiros”.
Em nome do PT, o deputado Nelsinho Metalúrgico salientou que o Rio Grande do Sul tem sido contemplado com grandes investimentos da indústria naval, de gás e de petróleo e a instalação dessas empresas acarreta uma valorização da mão-de-obra operária e uma maior oferta de empregos. “Entretanto, é preciso ficar atento aos fundamentos macroeconômicos da nossa economia que colocam em risco essa trajetória de crescimento e desenvolvimento. Por isso as palavras de ordem das centrais sindicais e dos sindicatos, nesse 1º de maio, são contra a desintrustrialização, em defesa do emprego decente, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; pelo direito à negociação coletiva dos servidores públicos e pela reforma agrária como forma de garantir segurança alimentar e trabalho ao homem do campo, entre outras", relatou. 
Pela bancada do PMDB, o líder Márcio Biolchi destacou que no Rio Grande do Sul “talvez tenhamos no trabalhador o maior dos incentivos para a atração de novos investimentos para a geração de riqueza economicamente falando e, também, de desenvolvimento social. Aqui no Rio Grande do Sul não é uma área antagônica ao trabalhador. Pelo contrário, é por causa desse indivíduo que conseguimos muitas vezes formar um diferencial em fazer com que o trabalhador seja o principal propulsor do desenvolvimento do Estado”, observou. 
Em nome da bancada do PP, o deputado Mano Changes destacou que a história vem mostrando que houve muitas conquistas e direitos para o trabalhador, mas que existem muitas coisas que ainda precisam ser feitas para valorizar cada vez mais a força produtiva do trabalho. Ele defendeu a necessidade de uma força produtiva que deixe de lado as condições sociais, de gênero e de raça. Também aproveitou seu pronunciamento para homenagear os 22 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul – Sinapers.
O líder da bancada do PDT, deputado Gerson Burmann, lembrou figuras históricas do Trabalhismo, como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, e suas realizações em prol do trabalhadores brasileiros. Lembrou também a luta de seu partido em favor da classe trabalhadora no Legislativo estadual e destacou a expectativa de um bom desempenho do trabalhista Brizola Neto, à frente do Ministério do Trabalho. 
Em nome da bancada do PTB, o deputado Cassiá Carpes também lembrou Getúlio Vargas e os avanços daquele governo na área dos direitos trabalhistas, como a instituição e reajuste anual do salário mínimo, a promulgação da CLT, a instituição do 13º salário e a redução da jornada de trabalho, entre outros. Defendeu os valores fundamentais do trabalho e as conquistas já obtidas pelos trabalhadores, observando que a data de 1º de maio prova que a luta daquela classe reside em manter todos os direitos e conquistas adquiridos, além de buscar novos avanços. Afirmou que as bandeiras do PTB são a geração de emprego e renda e a qualificação profissonal, destacando as ações, nesse sentido, das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa e da Federação Gaúcha do Trabalho. 
Em nome da bancada do PSDB, a deputada Zilá Breitenbach defendeu melhorias aos trabalhadores aposentados e oportunidadades aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Disse que é preciso criar condições para atrair novos investimentos no Estado, defendendo a necessidade de melhorias em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, e, também, de debates profundos de políticas públicas que gerem novas oportunidades de renda, um maior aproveitamento dos jovens e  igualdade de salários entre homens e mulheres.
Pelo PSB, o líder da bancada, deputado Heitor Schuch, destacou as recentes conquistas dos trabalhadores brasileiros, observando que ainda há muito por que lutar. “Embora o aumento real do salário mínimo nos últimos anos tenha sido significativo, seu valor ainda não alcança as necessidades dos trabalhadores. É preciso continuar lutando para garantir ao trabalhador e ao aposentado a renda mínima de dignidade que cada um merece e a que tem direito”, afirmou. Falou, também, da necessidade de se voltar a atenção aos trabalhadores informais, observando que a sociedade moderna tem uma grande dívida para com essas pessoas. 
Em nome do PCdoB, o líder da bancada, deputado Raul Carrion, ressaltou  que a “vitória das forças populares de esquerda em 2002”, com a eleição de Lula e, agora, com a de Dilma, abriu um novo ciclo no Brasil, com conquistas aos trabalhadores. “Mas apesar dos avanços, os desafios são enormes. Em todo o mundo, uma nova onda de precarização do trabalho se expande. Em nosso país, multiplicam-se as propostas de sua desregulamentação, tanto trabalhista como sindical. Tudo isso exige uma grande unidade dos trabalhadores e de suas centrais. Grande lutas nos esperam”, conclamou.

Presenças:
Prestigiaram a solenidade o procurador-geral adjunto Bruno de Castro Winkler; o secretário-geral do Ministério Público do Estado, Júlio César Finger; a defensora pública Fernanda Sanchotene; a corregedora regional e desembargadora Cleusa Halfen; Marco Aurélio Correa, representando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Camile Pegoraro, representando a Secretaria Estadual do Turismo; Nelson Lìdio Nunes, representando a Fecomércio; Ricardo Anello, representando a Procergs, além de outras autoridades e representantes de entidades.
Fonte:Agência de Noticias da ALERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...