Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Com a Corsan, Nelsinho debate o Tarifa Social para famílias de baixa renda

 
Em reunião proposta pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) na tarde de sexta-feira , na Superintendência Regional da Corsan Sinos, em Canoas, Secretários de Habitação de Canoas, Esteio e Sapucaia e representantes das unidades locais e o diretor comercial da Companhia, Júlio Quadros, foi pautada a utilização da tarifa social. Um benefício que confere desconto de 60% na conta de água de imóveis ocupados por famílias de baixa renda. Canoas, que corresponde a 38% das ligações de água entre os 18 municípios da região, possui 1.597 residências cadastradas na tarifa reduzida. Número baixo quando considerado o potencial de beneficiários.
Para o deputado a preocupação com os reassentamentos de centenas de famílias, a regularização fundiária cada vez mais presente nos municípios direciona-se também no saneamento e na inclusão destas pessoas que não podem ter acesso aos serviços. “É preciso garantir a estas famílias em toda a Região o primeiro passo, a inserção em uma cultura de utilização comum com qualidade”, definiu. Para Júlio Quadros, a intenção e a conclusão tirada da reunião é a de tornar a região Sinos modelo na implantação do desconto. Para tanto, a Corsan deve ampliar o diálogo com os municípios e tornar mais claros os instrumentos e critérios que viabilizam a adoção da tarifa. Critérios De acordo com os termos apresentados, qualquer família que comprove cadastro em programas de transferência de renda nacional, estadual ou municipal pode receber o benefício, desde que apresente comprovante de residência e seu Número de Inscrição Social (NIS). Outra novidade é a possibilidade de incluir programas de urbanização e regularização fundiária na faixa de abrangência do benefício, mediante termo firmado entre o município e a Corsan. Para garantir o abatimento na tarifa, a residência devem ter, no máximo, 60m² de área construída e seis pontos de água. Os critérios para os demais casos, incluindo economias comerciais de pequeno porte, estão disponíveis no site da Corsan.
Com mais de 10 mil beneficiados no Bolsa-Família, imóveis do Minha Casa, Minha Vida e milhares de lotes em processo de regularização fundiária, Canoas espera elevar substancialmente a adesão à tarifa social. Para a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas, Joceane Gasparetto, os esclarecimentos vêm em boa hora. “Depois de muitos anos sem avançar, estamos construindo habitações populares com muita velocidade. Agora estamos descobrindo novos problemas, como a inadimplência, porque muitos reassentados ou beneficiários de programas sociais não têm uma cultura de pagar contas”, explica Joceane.
Fonte:Clever Larsen Gab.Dep Nelsinho Metalurgico PT
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...