Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Em caso de temporais, BM orienta banhistas a saírem da praia


Os próprios salva-vidas orientam as pessoas  a deixarem a orla. Outro fator ressaltado pelos profissionais é que, durante a chuva, o mar pode ficar propício para o surfe, porém, com grandes riscos aos atletas que se expõem. 
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 80% dos casos de morte por raios poderiam ser evitados caso as pessoas soubessem como se proteger. O instituto criou uma cartilha onde faz as seguintes orientações que devem ser seguidas durante tempestades: não fique em campos abertos, praias, próximo de árvores ou perto de cercas, não fique em abrigos abertos como varandas, toldos ou sacadas. 
A melhor orientação é procurar um veículo para se abrigar ou uma edificação. Na cartilha, o Inpe ainda esclarece que a maioria das pessoas é atingida por correntes indiretas, ou seja, dos raios que vêm pelo chão. Os casos em que as pessoas são diretamente atingidas pelos raios são raros, porém, causam morte instantânea. Ainda, contrariando o dito popular, os raios podem sim cair no mesmo lugar. A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampéres, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. 
A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e um prejuízo de um bilhão de reais no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...