Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

O Departamento de Cultura Gaúcha Província do Quero-Quero da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul foi fundado em 29 de junho de 1984.
Iniciou suas atividades dentro do clube Estância Província de São Pedro, permanecendo até 2002, quando se tornou independente e no ano de 2003 participou da fundação da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, se tornando desde então, um departamento desta entidade.
Desde então vem mostrando o verdadeiro sentimento de ser gaúcho e de manter o tradicionalismo como princípio de sua formação.
Através da pesquisa, dos costumes e tradições de seus antepassados, procura transmitir autenticidade por meio do seu canto e sua dança.
Atualmente é composto por 30 integrantes entre músicos e dançarinos. A proposta e ter um grupo diferenciado, onde o principal objetivo é divulgar a cultura gaúcha.
Além das inúmeras apresentações no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, o grupo já viajou nos anos de 1994,1995, 1998, 2001, 2002 e 2007 a Portugal e Espanha, onde representou o Brasil em diversos festivais de folclore.
Nos anos de 2002, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2009 viajou aos paises da América do Sul, participando em festivais de folclore no Uruguai, Chile, Argentina e Peru, somando mais de 80 atuações no exterior.
Os trajes utilizados são variáveis, e retratam trajes do final do séc. XVIII até o traje atual do gaúcho.
O grupo realiza cerca de 40 atuações por ano, participando de Festas Nacionais, Festivais de Folclore, Congressos, Feiras e Encontros Culturais.
A Casa do Açores do Estado do Rio Grande do Sul, CAERGS, foi fundada em março de 2003. Sua criação na cidade de Gravataí tem como base as raízes açorianas da comunidade, o que ocorre também em vários municípios do Rio Grande do Sul.
O Grupo embarca amanhã  para o Equador, participar do I Festival de folclore Metade del Mundo nas cidades de Quito e Guaranda.

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela divulgação de nossa viagem. Estamos de portas abertas para receber o amigo para uma visita. Apareça para um mate!

    ResponderExcluir

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...