Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Formados novos jornalistas cidadãos da Agência Boa Notícia Guajuviras

Uma câmera, um bloco, caneta, muita curiosidade e o certificado que comprova a capacitação. Os jovens do bairro Guajuviras estão prontos para noticiarem as novidades de sua região. A formatura dos 55 novos jornalistas cidadãos, ocorrida nesta quinta-feira, 27, foi um momento de festa no ginásio da Escola Municipal Guajuviras. No local, professores, familiares, autoridades municipais e instrutores das oficinas acompanharam a certificação dos jovens, que integraram por quatro meses as aulas na Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG).
Com idades entre 12 e 24 anos, foi a segunda turma do projeto jornalista cidadão. No período de quatro meses os jovens frequentaram sete oficinas de formação na ABNG (TV, Rádio, Direitos Humanos, Prática Jornalística, Comunicação Cidadã, Fotografia e Internet). No período, jornal, fotografias, vídeos, textos foram intensamente produzidos.
Representando os alunos, o jovem Felipe Dorneles falou em nome da turma. "Ser jornalista cidadão é ser um espelho do meu bairro, é interagir com a comunidade, trazendo boas notícias", resumiu.
O orgulho do momento também foi saudado pela vice prefeita Beth Colombo, que representou o prefeito Jairo Jorge na solenidade. "Trazemos nossa gratidão por vocês terem acreditado no projeto. A missão dos formandos agora é dar a boa notícia da paz", falou.
A coordenadora da ABNG, e secretária adjunta de Comunicação da Prefeitura, Andréa de Freitas, lembrou que o projeto nasceu em Canoas, visando a comunicação cidadão e o acesso dos jovens à tecnologia. "Trabalhamos a comunicação como direito do cidadão", disse.
A criatividade dos jovens na utilização de diferentes tipos de mídia também foi destacada pela coordenadora. Os alunos, aprovam a oportunidade. "Foi muito bom aprender na Agência. Pretendo seguir carreira na área", disse Andrey, de 14 anos.
Janice Brito, 18, formou-se na primeira turma de jornalistas cidadãos, e hoje é estagiária na ABNG. "Descobri coisas boas ao buscar informações no bairro", contou a jovem, que mora no Guajuviras desde que nasceu, e acompanhou as mudanças que ocorreram na região.
Também participaram da cerimônia, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato; o secretário de Comunicação, Evandro Dias Gomes; o sub prefeito da região Nordeste, Francisco da Mensagem e a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos, Drª Adevanir Pinheiro.
Na ocasião, foi distribuída a edição especial de formatura, do Jornal da Boa Notícia, cujo título da matéria de capa, foi copiado no início deste texto, numa homenagem aos formandos: Uma câmera, um bloco e muita curiosidade.

ABNG:

O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania e está sendo executado por meio de parceria com a Unisinos e Neabi. A Agência da Boa Notícia é um projeto pioneiro de jornalismo cidadão proposto pelo município de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania ao Ministério da Justiça, como metodologia e prática que impulsiona a visibilidade social positiva de jovens do bairro.
Eixos:
O acesso à tecnologia, à informação e à formação para os usos das redes sociais entre as juventudes são três eixos de trabalhos dos oficineiros, professores e pesquisadores envolvidos no projeto. O respeito às diversidades, os direitos humanos e o direito à comunicação e disseminação da informação foram alguns dos temas introduzidos pela nova oficina de Identidades Afrodescendentes e Direitos Humananos, sob responsabilidade do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos.
Fonte:Jesiel B.Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...