Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Jane Tutikian é a patrona da 57 Feira do Livro de Porto Alegre

 A professora e escritora Jane Tutikian foi eleita a Patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito pela  Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL)  nesta manhã a, no  Moeda Bar e Restaurante, do Santander Cultura, na Capital. 
A Patrona foi escolhida por um colegiado de notáveis dentre uma lista com quatro finalistas. A novidade no processo de escolha deste ano foi que as livrarias de Porto Alegre abriram o voto para os candidatos de sua preferência e puderam fazer campanha entre seus leitores. Também estavam concorrendo os escritores Airton Ortiz, Celso Gutfreind e Luiz Coronel.
A nova Patrona da Feira do Livro também ressalta a importância da leitura na adolescência. "Nessa época da adolescência é que se perde o leitor", justificando sua dedicação para driblar a desinteresse dos jovens pelos livros.
A Feira do Livro ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega e arredores.

Breve biografia:

Jane Tutikian nasceu e mora em Porto Alegre. Pós-doutora em Literatura, é professora de Literatura e Diretora do Instituto de Letras da UFRGS. Seu primeiro livro é Batalha Naval, publicado em 1981. Jane é membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Entre os muitos prêmios que recebeu, de 1978 até 2010, estão: Prêmio APESUL – RS, 1978; Prêmio Alfredo Machado Quintella; 1982; Prêmio Jabuti, 1984; Prêmio Érico Veríssimo, 1987; Prêmio Gralha Azul de Literatura, 1990; Prêmio Açorianos, 2001; Prêmio Alejandro Jose Cabassa, 2002; Prêmio Livro do Ano, em 2003, 2004 e 2010 e Prêmio O Sul, 2004 e 2007. Entre suas obras estão: Contos: Pessoas, 1987; O Sentido das Estações, 1999; A rua dos secretos amores, 2002 e Entre Mulheres, 2005. Novela: Geração Traída, 1990. Infanto-juvenis: A Cor do Azul, 1984, e Ilustração: Rosarlette Meirelles - Um Time Muito Especial, 1993; Rose Gaiewski - Aconteceu também, 2002; Marcela Cristina de Souza- J.F. e a conquista de Niu Ei, 2003; Olhos azuis coração vermelho, 2005; Por que não agora, 2010. Em Ensaios estão: Inquietos Olhares, 1999, e Velhas identidades novas, 2006.

Jane é a quarta patrona,suas antecessoras foram Maria Dinorah em 1989,Lya Luft em 1996 e Patricia Bins em 1998.
A patrona em conversa com a imprensa passeando na praça relatou ser uma honra ter sido escolhida,disse também que já era hora da feira ter uma patrona e relatou que já está na expectativa e na ânsia para que comece a feira.Suas primeiras atividades após a coletiva seria ligar ao esposo e filhos para informar de sua eleição .
“Ser patrona da Feira do Livro não significa ser patrona de uma feira, significa ser patrona da maior feira a céu aberto da América Latina e, efetivamente, da maior feira do povo do mundo, porque milhares de pessoas circulam por dia na feira. São pessoas completamente diferentes entre si, de todas as raças, de todos os credos. É isso que faz da nossa feira, uma grande feira”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...