Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2011

A 29ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, tem um total de doze vencedores em quatro categorias diferentes. São nove máquinas e equipamentos, dois trabalhos científicos e uma invenção, dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará, além da Argentina e do Uruguai. Os troféus serão entregues no dia 31 de agosto, a partir das 11h30, na usina Riograndense, produtora de aço da Gerdau localizada em Sapucaia do Sul (Av. Borges de Medeiros, 650).
"O prêmio tem estimulado anualmente o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao agronegócio ao reconhecer os trabalhos e equipamentos que contribuem de forma diferenciada para o aumento da produtividade no campo", diz Claudio Johannpeter, Diretor-Geral de Operações da Gerdau (COO) e Coordenador-Geral do Prêmio.
Em 2011, o Prêmio registrou 209 inscritos em suas quatro categorias: Destaque (35), Pesquisa & Desenvolvimento (130), Novidade-Expointer (21) e Novidade-Agrishow (23) - essa última realizada pela primeira vez neste ano, com a premiação dos lançamentos na feira realizada em Ribeirão Preto (SP) em maio.
Para avaliar os inscritos na categoria Destaque, a Comissão Julgadora percorreu mais de 47 mil quilômetros no Brasil, Argentina e Paraguai e entrevistou 388 usuários dos equipamentos. Desde a primeira edição do prêmio, em 1983, já são mais de 750 mil quilômetros percorridos, além de 3.078 inscritos, 224 prêmios concedidos e 6,4 mil usuários entrevistados.
Para o Coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio, Luiz Fernando Coelho de Souza, professor da UFRGS, os fabricantes tem se empenhado não apenas no desenvolvimento de novas tecnologias, mas também na qualificação dos equipamentos e na relação usuário e empresa. "Os fabricantes tem inovado e aprimorado os seus produtos e serviços em toda a cadeia do agronegócio representada pelas máquinas e equipamentos, o que abrange desde a geração de produtos primários até a colheita, o transporte e o beneficiamento", diz o prof. Coelho. Os membros da Comissão visitaram pessoalmente diversas propriedades onde as máquinas e equipamentos inscritos na categoria Destaque são utilizados, para verificar seu desempenho in loco e obter a opinião dos usuários. A partir dessas entrevistas, foram elaborados relatórios analíticos sobre todos os inscritos, vencedores ou não, com uma avaliação completa sobre cada produto. Os relatórios, de caráter sigiloso e sem a indicação das FONT class="Principal_Texto"es que concederam as informações, serão entregues aos fabricantes, constituindo uma consultoria gratuita para as empresas.

Os Vencedores:

Categoria Destaque
Pulverizador vence troféu Ouro, e máquina da Argentina ganhou um dos troféus Prata

O vencedor do Troféu Ouro na categoria foi o Pulverizador Autopropelido Uniport 2000, da Máquinas Agrícolas Jacto SA, de Pompéia (SP). Presente no mercado há quase 20 anos, esse equipamento foi um precursor dos modelos de pulverizadores autopropelidos (que não precisam de outro veículo para impulsioná-lo) e antecipou a tendência de uso desse tipo de máquina, hoje bastante presente na agricultura moderna. É muito utilizado atualmente nos países do Mercosul, sendo usado para aplicação de defensivos por produtores de diferentes culturas, como soja, cana, milho, trigo, algodão e feijão.
A Comissão Julgadora identificou um alto nível de satisfação dos usuários com o equipamento, principalmente em relação à durabilidade, autonomia, robustez e qualidade da assistência técnica.
Um dos troféus Prata foi para o Verion VCOM 5.6, da AEM Rural Máquinas e Equipamentos LTD class="Principal_Texto"a., de São Paulo (SP), representante da Verion no Brasil. O equipamento é um computador de bordo que pode ser instalado em uma grande variedade de máquinas e cuja principal função é gerenciar a aplicação de insumos agrícolas em taxas variáveis.
O VCOM 5.6 qualifica o trabalho do operador, ao minimizar a taxa de erro e aumentar a eficiência na aplicação dos insumos adequados nas doses estabelecidas e em áreas pré-definidas do terreno. Além disso, também apresenta diversas outras funções na direção do veículo, como o piloto automático, e controle da abertura e fechamento de seções de pulverização, por exemplo. Dessa forma, o equipamento se torna uma poderosa ferramenta para a agricultura de precisão, atendendo às expectativas atuais e apresentando um grande potencial para o futuro, por conta da possibilidade de atualizações e incorporação de novas funções.
O outro Troféu Prata foi concedido à Extractora de Granos de Silobolsa Richiger EA-350, da Agroindustria y Servicios G y G SRL, de Sunchales, província de Santa Fé, na Argentina. A importância do equipamento é explicada pela tendência cada vez mais presente de armazenagem temporária de grãos em atmosfera controlada, na própria fazenda produtora, suprindo uma carência de armazenagem em silos fixos em momentos de produção elevada.
Para isso, é utilizado um sistema integrado que conta com silobolsas (bolsas plásticas de alta resistência) para armazenar os grãos, embolsadoras para o acondicionamento do produto e extratoras, como a máquina da empresa argentina. O equipamento retira os grãos armazenados de maneira mecânica e recebeu uma excelente avaliação dos usuários. Entre as vantagens apontadas estão características como a simplicidade na operação, rapidez na transferência dos grãos para o caminhão, segurança para o operador e facilidade de transporte da máquina entre propriedades, além de contar com uma boa assistência técnica.

Categoria Novidade:

Semeadora, pulverizador e sistema de telemetria são os vencedores
Pela primeira vez na história do prêmio, a categoria Novidade foi dividida em duas, com o objetivo de contemplar um panorama mais abrangente e reconhecer as melhores propostas para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. A primeira etapa foi realizada em maio, na feira Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), e a segunda, na Expointer, com a avaliação e premiação dos lançamentos realizados exclusivamente em cada uma das duas feiras.



Na Expointer, a ganhadora do Troféu Ouro foi a Semeadora Sol TT 28 30, da Semeato SA Indústria e Comércio, de Passo Fundo (RS). A importância do lançamento se dá em função da tendência cada vez maior da aplicação do plantio direto no País, técnica por meio da qual a semeadura é feita sem que seja necessário o revolvimento do solo. O equipamento apresenta boa autonomia e alta capacidade operacional, podendo ser utilizado para o plantio de grandes áreas em pouco tempo. Tem boa qualidade construtiva e trabalha com precisão.
O Pulverizador Autopropelido Imperador 3100 CA, da Stara SA Indústria de Implementos Agrícolas, de Não-Me-Toque (RS), foi o vencedor de um dos troféus Prata na categoria. O equipamento apresenta uma proposta inovadora no posicionamento das barras de pulverização em equipamentos autopropelidos - o barramento está disposto no meio do equipamento, contribuindo para a estabilidade do conjunto.
Dessa forma, o pulverizador se qualifica para utilização em terrenos com superfícies irregulares, como lavouras de arroz irrigado. Além disso, ele incorpora toda a avançada tecnologia hoje disponível para este tipo de equipamento.
O outro troféu Prata na categoria Novidade-Expointer foi concedido ao Sistema de Telemetria AGCOMMAND, da AGCO do Brasil Comércio e Indústria LTD class="Principal_Texto"a., de Canoas (RS). O produto é um sistema de gestão via web, que coleta dados de operação das máquinas no campo - tratores, pulverizadores, colhedoras, etc - e os disponibiliza ao gerenciador da propriedade.
Com ele, é possível saber, em tempo real, onde cada máquina está posicionada, bem como acompanhar dados fundamentais como velocidade, consumo de combustível e tempo de parada. Além disso, o revendedor das máquinas pode tomar conhecimento das informações, para acompanhamento de sua correta manutenção. É um sistema que deve se popularizar bastante no futuro, em linha com a demanda cada vez maior por gerenciamento das operações.
Na Agrishow, os vencedores, anunciados em maio, foram a Colhedora de Algodão Cotton Blue 2826, da Montana Indústria de Máquinas LTD class="Principal_Texto"a. (Troféu Ouro), o Sistema de Blindagem Autolimpante para Moegas de Recebimento de Graneis, da Joscil Equipamentos para Cereais LTD class="Principal_Texto"a. (Troféu Prata), e a Colhedora de Cana modelo Colhimenta CM20, da Menta MIT Máquinas Agrícolas LTD class="Principal_Texto"a (Troféu Prata).

Categoria Pesquisa & Desenvolvimento

Tecnologia e praticidade definem vencedores

Entre os pesquisadores, o vencedor foi o trabalho "Veículo Remotamente Operado In-Shore para Detecção de Assoreamento dos Açudes". O autor principal do projeto é o engenheiro mecânico Francisco Mozart Nogueira Neto, de Fortaleza (CE). O estudo apresenta o desenvolvimento de um veículo submarino de pequeno porte, chamado de SAMBA (Submarino de Avaliação de Meio Ambiente Brasileiro Automatizado), para coleta de amostras, imagens (o equipamento é dotado de uma câmera) e outros dados para avaliação em bacias hidrográficas.
A preocupação principal dos autores foi desenvolver uma tecnologia capaz de ajudar no controle e prevenção do assoreamento em reservas de água e que pudesse ser controlada remotamente, por apenas um operador. Porém, o SAMBA mostrou uma grande versatilidade, com possíveis aplicações também na avaliação de barragens, rios, diques, navegação fluvial, tubulações subaquáticas, portos e cascos de navios, entre outras. O projeto contou com a participação de técnicos da Marinha do Brasil.
No nível Estudante, a Comissão Julgadora selecionou como vencedor o trabalho "Desenvolvimento de um Debulhador Manual de Milho Verde para a Agricultura Familiar", cujo autor principal é Roger Toscan Spagnolo, doutorando em Sistemas de Produção Agrícola Familiar na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (RS). O objetivo do trabalho foi desenvolver um equipamento para pequenas propriedades, dado que as máquinas hoje disponíveis para essa finalidade são todas de grande porte, com valores pouco acessíveis para os pequenos produtores. O protótipo, inicialmente desenvolvido em computador, apresenta um funcionamento simples e custo baixo, atendendo as necessidades do produtor familiar para a utilização do grão na fabricação de conservas, cremes e outros produtos derivados do milho verde.
Entre os inventores, o vencedor foi o uruguaio Andres Capurro Alvarez, da cidade de Durazno, no Uruguai. Alvarez, engenheiro agrônomo e produtor rural, desenvolveu o Sistema de Cerca Elétrica Semipermanente, que reduz o tempo e a mão-de-obra necessária para a montagem e desmontagem de cercas eletrificadas na propriedade, tornando a tarefa muito mais prática e permitindo ao produtor ser mais eficiente no cercamento das áreas de pastagem. O sistema também confere uma vida útil mais longa ao arame, pois permite o manuseio do produto de forma adequada.
São parceiros do Prêmio Gerdau Melhores da Terra a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria do Chile (INIA), o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria da Argentina (INTA), a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) e as feiras Expointer (RS) e Agrishow (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...