Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Lançado nessa manhã o livro “Os sargentos da legalidade”

Nesta manhã, o livro “Os sargentos da legalidade”, de Ney de Moura Calixto foi lançado no salão Nélson Paim Terra, no Paço Municipal. O livro conta a história do Movimento da Legalidade, liderado pelo então governador do Estado, Leonel Brizola, que defendia a manutenção da ordem jurídica, com a posse do vice, João Goulart. Ney de Moura Calixto, na condição de sargento da Aeronáutica, teve participação ativa no movimento ao impedir que os aviões decolassem de Canoas para bombardear o Palácio Piratini.
Participaram da solenidade, o prefeito Jairo Jorge, a presidente do Movimento Ação por Canoas (MACA) e primeira-dama do município, Thaís Penna, a vice-prefeita Beth Colombo, o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico, o secretário de Cultura Flávio Adonis,o secretário de Comunicação Evandro Gomes,o autor do livro, Dr. Ney de Moura Calixto e o vereador Dario Francisco da Silveira (PDT).
Em sua explanação, o advogado e amigo da família Calixto, Dr. Jorge Luis Dalmás agradeceu ao prefeito Jairo Jorge pela consolidação do livro que resgata a história dos nobres heróis que salvaram o povo gaúcho de um bombardeio. Muito emocionado, Calixto, agradeceu aos amigos e colegas da FAB e contou a breve sinopse do livro.
O prefeito Jairo Jorge lembrou das histórias contadas pelos seus pais sobre Leonel Brizola e salientou que ele foi um homem que fez a diferenças, era ousado, determinado e, isso que fez com ele não tivesse temos de impedir a grande tragédia. Disse que esse ato de coragem dos bravos sargentos garantiu que a história tivesse outro caminho, por isso hoje, “celebramos a memória da história, vocês não são sargentos da legalidade, vocês são os sargentos da esperança”, conclui.
No auditório Sady Fontoura Schivitz , o grupo Espaço da Arte, de Bom Princípio, apresentou a peça teatral “Legalidade”. Após a esquete, aconteceu a sessão de autógrafos. As atividades foram organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

2 comentários:

  1. Onde e como o livro pode ser adquirido?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Olmiro:Solicito que entres em contato com a Secretaria de Cultura de Canoas,pois a viabilização da impressão do mesmo foi patrocinada por eles segundo informes.Espero que te sejas util esta informação e obrigado por prestigiares a Voz Naativa

    ResponderExcluir

Defesa Civil RS,divulga números da Enchente

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a po...