Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Conferência discute direito a alimentação saudável

A 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Canoas começou na manhã desta quinta-feira, no Salão Bordô do Unilasalle. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoas (Consean), o evento trata da Implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Canoas – alimentação saudável e adequada: um direito de todos.
Participam cerca de 150 pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, do poder público, integrantes das Frentes Emergenciais de Trabalho, beneficiados com programas sociais, nutricionistas, servidores de escolas, nutricionistas, vereadores e líderes comunitários, entre outros.
Após o credenciamento e abertura, foi aprovado o regimento interno da Conferência. A presidente do Conselho de Segurança Alimentar do RS (Consea/RS), nutricionista Regina Miranda, foi a palestrante da manhã. Falou sobre o direito à alimentação, lembrando que 48 milhões de brasileiros vivem na pobreza e 16,2 milhões na pobreza extrema, enquanto 16% das crianças estão obesas. No Rio Grande do Sul, esse índice chega a 32%, enquanto 24% da população estão em insegurança alimentar. Ela explicou que a obesidade é causada pela má alimentação. Alertou, ainda, que os hábitos alimentares mudaram e a expectativa de vida das pessoas começou a regredir.
Após a palestra, houve trabalhos em grupo e refeição coletiva ao meio-dia. À tarde, serão eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual do Consea/RS e das entidades que integrarão o Consean até a 4ª Conferência.


Prioridade:

A vice-prefeita e secretária da Saúde Beth Colombo representou o prefeito Jairo Jorge na abertura da 3ª Conferência. Segundo ela, deve-se aprender a priorizar o consumo de alimentos saudáveis como forma de prevenir e retardar doenças. Ela destacou a importância da participação nas discussões, afirmando que os canoenses estão preocupados em ajudar o governo a proporcionar melhores condições de vida para todos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, disse que há muito o que avançar para garantir o direito à alimentação para todos e destacou a importância da Conferência para avaliar, redirecionar e sugerir políticas públicas e ações nessa área. Ela também relatou os programas e investimentos do Município em segurança alimentar.
O vereador Emílio Neto (PT) representou a Câmara na abertura dos trabalhos, conduzidos pelo presidente do Consean, André Severo Soares, o Índio.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...