Juramento do Jornalista

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Desenvolvimento que passa pelo trem

A complexa obra de rebaixamento do trem no centro de Canoas está na pauta do governo federal, que entende a importância do projeto, para o desenvolvimento de Canoas e região. Este foi o principal recado da palestra do presidente da câmara federal, Marco Maia, na reunião-almoço da CIC's, na última segunda-feira.
O rebaixamento do trem foi o assunto mais palpitante na reunião comemorativa aos 72 anos da cidade, que teve como meta descrever o atual momento de Canoas no cenário político e econômico.
De acordo com Marco Maia, a mobilização da cidade em torno do rebaixamento do trem é fundamental para torna-lo realidade. Cobrado pelas lideranças empresariais da cidade, o presidente da câmara afirmou que assume a interlocução junto ao governo federal, mas que não é possível se iludir. Se a obra for contemplada no PAC da Mobilidade, o anúncio deverá ser feito no próximo mês.Até lá, Marco Maia espera um forte trabalho de todos os políticos da região, pois pelas características do projeto, o rebaixamento do trem poderá ser um embate difícil, apesar da necessidade que a região tem de desafogar a BR 116 e dar condições para que Canoas desenvolva parte da cidade que ficou prejudicada pela divisão imposta a partir da construção do trem.
Presente no almoço, o Prefeito Jairo Jorge destacou que o atual projeto é viável, mas alguns processos acabam se concretizando de forma mais lenta, como foi o caso da BR 448, a rodovia do parque. Jairo Jorge acredita ainda, que a obra do rebaixamento do trem representa uma mudança brutal na vida de Canoas, mudança esta que se refletirá na melhoria de mobilidade para todos que passam pela cidade, facilitando o dia a dia dos canoenses e o desenvolvimento da região.
Dentro da pauta de assuntos que interessam a Canoas, além do rebaixamento do trem, o deputado Marco Maia falou rapidamente sobre o Túnel na Domingo Marfins sobre a BR-116, a Nova ponte do Guaíba, o Metrô de Porto Alegre e Sistema Integrado Metropolitano, as Obras de melhorias na BR-116, no trecho Porto Alegre-Novo Hamburgo, com investimento de 300 milhões de reais para transformá-la em rodovia expressa. Todas estas obras, de alguma maneira, propiciarão significativas mudanças para Canoas.
Fonte:Secom/PMC

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