Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Oportunidade de reintegração social para apenados no programa Recomeçar


Após quase seis meses cumprindo pena no regime aberto, o apenado de 43 anos, identificado pelas iniciais L.S.D. tem desde o início da semana, uma nova oportunidade de reinserção social. Ele é uma das cinco pessoas que deram início ao programa Recomeçar, uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, através das secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Penal de Canoas.
O Protocolo de Ação Conjunta assinado entre a Prefeitura e Governo do Estado prevê que os apenados desenvolvam atividades de serviços gerais, junto às equipes da SMSU, em serviços como restauração de espaços públicos. A carga horária será de oito horas diárias. Para o trabalho os apenados receberam equipamentos de proteção individual, como botinas e uniformes. Eles também receberão valor correspondente à 75% do salário mínimo nacional, pagos pela administração municipal. A intenção é de que 80 apenados, todos provenientes do IPC participem do programa Recomeçar. A entrada desses novos integrantes ao programa será gradual.
A apresentação dos cinco primeiros participantes ao grupo de trabalho da SMSU aconteceu na segunda-feira.O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazzinato, lembrou que programas de reintegração social também são ações de segurança pública. “Estamos fazendo nossa parte proporcionando uma oportunidade de trabalho e renda para essas pessoas”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Social Márcia Falcão lembrou que além dos apenados, suas famílias receberão assistência através de programas como o Bolsa Família, por exemplo. Já o secretário interino de Serviços Urbanos, José Cardoso, reiterou que o objetivo do programa não é fazer favor aos apenados, mas sim proporcionar qualificação. “Vocês terão seus direitos e deveres, assim como todos nossos colegas”, falou. O encontro teve ainda a presença do diretor do IPC, Luciano Lindermann. Após a recepção, os apenados receberam as instruções sobre o serviço e desde segunda-feira, estão em atuação.
O início do programa foi apresentado pela secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, na reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, ontem.
Fonte:Jesiel B. Saldanha Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...