Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

“Museu Itinerante”: Canoas se destaca no regionalismo


O “Rio Grande do Sul”, com sua beleza plástica e seus aspectos histórico-culturais, paisagem urbana e a paisagem campeira (motivos gauchescos) é atualmente tema central no trabalho do artista plástico Voldinei Burkert Lucas, um dos dois artistas selecionados para representar a cidade na exposião Museu Itinerante – Grandes Mestres. O outro, é Fabiano Gummo, que trabalha com arte de vanguarda.
O Museu Itinerante é um projeto desenvolvido pela empresa Elo 3, em parceria com 11 municípios do Brasil, incluindo Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição, que tem o apoio do Ministério da Cultura e recursos da Lei Rouanet, vai ser realizada entre os dias 20 e 30 de junho, durante o mês de aniversário de Canoas, no Paço Municipal Nelson Paim Terra.
Trajetória de autodidata
Voldinei Burkert Lucas, nasceu em 03 de outubro de 1952 na cidade de Pelotas-RS. Talento para o desenho revelado na infância, desenvolveu sua aptidão como auto-didata até seus 17 anos quando ingressou na Escola de Especialistas da Aeronáutica – SP, formando-se na especialidade de desenho. No período de 1972 até 1978, exerceu a função de instrutor de desenho artístico na referida escola, contribuindo para a formação de novos desenhistas para a Força Aérea Brasileira.
Na Mostra itinerante, Voldinei e Fabiano vão estar ao lado dos grandes. São 12 artistas clássicos que vão integrar a exposição - Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Velásquez, Rembrant, Delacroix, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Gauguin e VanGogh – além de dois artistas locais em cada cidade. Em Canoas, participam os artistas Voldinei Burket Lucas (desenho e pintura) e Fabiano Gummo (arte de vanguarda).
No caso de Voldinei, essa participação faz juz a sua experiência. Ao longo de mais de 30 anos de carreira militar como desenhista, ele exerceu atividades paralelas desenvolvendo seu potencial artístico: Cursou o Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre em 1981/1982 - Pintura com Paulo Porcella e Gravura com Danúbio Gonçalves e na década de 90 cursou Artes Plásticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também Catalogado no Júlio Louzada – Artes Plásticas Brasil, verbete do Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul e da Enciclopédia Itaú Cultura -Artes Visuais.
Em seu currículo constam várias exposições coletivas e individuais e participações em salões regionais e nacionais obtendo várias premiações.
Arte de raízes
Em sua obra “Mateando Sólito” (40x50 Cm / acrílico sobre tela / Acervo da ASMC / 2003) – reprodução na FOTO - Voldinei retrata o costume campeiro regional, realizado ao início do dia ou fim de tarde. Serve de reflexão para o gaúcho, que pensa na vida, nas lidas campeiras e no amor da prenda. Mas reza a tradição que no ritual do chimarrão, símbolo de hospitalidade, a cuia percorra uma roda de mão em mão, em fraterna comunhão.
Em “Retornando” (40 x 50 Cm / acrílico sobre tela / acervo de Felipe Gallina / 2003), Voldinei volta ao retrato vivo do passado, combinando nostalgia e um olhar regional. O próprio autor resume sua criação: “Velha carreta de bois, fostes a precursora do progresso, ao passo lento dos bois que por onde brotavam vilas depois. Hoje carreta esquecida, desengonçada e capenga, contigo ninguém se importa, num museu de coisas mortas carregas as últimas cargas, lembranças de que outrora fostes; valioso meio de transporte e mãe do típico arroz de carreteiro”.
Fonte:Secom/PMC

Um comentário:

  1. A exposição será realizada entre os dias 16/06 a 22/22.
    Vale muito a pena conferir!!!

    ResponderExcluir

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...