Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

22ª Romaria de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas é acompanhada por fiéis de diversas religiões

O sol recém aparecia e Nossa Senhora dos Navegantes era festeja na cidade de Canoas. As celebrações tiveram início com uma missa realizada na igreja da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco. Muitas pessoas, entre elas o prefeito da cidade, Jairo Jorge, manifestavam carinho e devoção à Mãe de Jesus.
Por volta das oito e meia da manhã, a imagem de Nossa Senhora deixava os muros da igreja e seguia em procissão com destino ao Areial do Dique. Cantos e orações foram proferidos durante os cinqüenta minutos de caminhada. Umas duzentas pessoas cobriam o caminho de branco e azul, cores da Santa. Muitos altares com imagens de Maria eram vistos em frente às casas ao longo do trajeto.
Chegando a beira do rio a multidão embarcou junto com a imagem de Nossa Senhora e seguiu em procissão fluvial até a praia do Paquetá. Na viagem de barco foi possível contemplar as belezas ribeirinhas da cidade de Canoas, aproveitando o momento para alertar as pessoas sobre a necessidade da consciência de preservação ecológica. “A festa de Nossa Senhora dos Navegantes é também uma celebração da natureza e da beleza do Delta do Jacuí”, afirmou Jairo Jorge.
Aproximadamente vinte embarcações acompanharam o percurso náutico. Uma delas trazia do Clube Náutico Albatroz outra imagem da Santa. Com adoração redobrada os devotos e as imagens foram recebidos com fogos e flores na Praia do Paquetá. Aproveitando o dia de passe livre, muitos fiéis esperavam Nossa Senhora ás margem do Rio dos Sinos.
Ao desembarcarem as pessoas acompanharam as duas imagens até o local onde foi realizada a missa campal. No mesmo lugar ocorreu uma das ações mais bonitas do festejo, um ato inter-religioso. Católicos, umbandistas, africanistas e espíritas, todos reunidos em uma só voz, em um só louvor. O coordenador da diversidade de Canoas, Paulinho de Ode, ressalta a importância do dialogo entre as religiões.“Nos tempos de hoje os problemas são os mesmos, são comuns a todos. Quando nos unimos para enfrenta-los, alcançamos melhor nosso objetivo, as respostas.” Nossa Senhora dos Navegantes é aclamada por umbandistas, africanistas e espíritas como Iemanjá.
No começo da tarde o prefeito Jairo acompanhou a bênção dos barcos. O dia de celebração teve continuidade com atividades culturais e religiosas. Muitos populares permaneceram na praia do Paquetá e aproveitaram o dia junto aos familiares e amigos. Segundo a Brigada Militar cerca de mil e quinhentas pessoas participaram do evento.
Fonte:Secom/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...