Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE CANOAS COMPLETA 60 ANOS DE ATUAÇÃO .

O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), atualmente dirigido pelo Coronel Médico João Carlos Rodrigues de Azeredo, comemora seu 60º aniversário neste dia 29 de outubro, a partir das 10h30, em cerimônia militar na alameda em frente ao hospital, com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, entre outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade, serão concedidos os títulos honoríficos de “Membro Honorário da FAB” e de “Amigo do HACO” a personalidades que tenham prestado valiosa ajuda e prestimosa cooperação ao hospital.
Ao efetivo da organização será concedido o prêmio Dr. Santos Rocha, destinado a agraciar oficiais que se destaquem nos campos médico, científico e cultural, divulgando o nome da instituição e da Força Aérea Brasileira nos meios acadêmicos.
Ainda na cerimônia, serão homenageados os graduados e civil padrão do ano de 2010.

Inserida nas comemorações do aniversário, será realizada a 1º Jornada de Medicina Preventiva, nos dias 27 e 28 de outubro de 2010, no Auditório Dr. Santos Rocha do HACO, com a presença dos palestrantes internacionais, Dr. Farhad Sahiar (vice-diretor da Wright State University Dayton – Ohio – EUA) e Dra. Margarida Lima (diretora de Saúde, Higiene e Segurança dos Serviços Médicos da TAP – Lisboa – Portugal).

E, no dia 28 de outubro, no hall do Ambulatório do HACO, às 18h30, será realizado o lançamento do livro “60 anos de História e “Estórias” do HACO”, de autoria do Coronel Médico João Carlos Rodrigues de Azeredo e do Tenente Especialista em Serviços Administrativos Orlando Lopez Ramos Junior.


AGRACIADOS MEMBRO HONORÁRIO DA FAB
Dr Luiz Edmundo Mazzoleni (médico e professor adjunto da UFRGS)
Dr Sérgio Faviero (médico - membro do Corpo Clínico dos Hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus e Beneficência Portuguesa)
Dr Martin Pörtner (médico - membro do Corpo Clínico do Centro Médico Cruz Azul)
Dr Geraldo Ayala Pereira (médico - membro do Corpo Clínico dos Hospitais Santa Casa de POA, Moinhos de Vento, Divina Providência e São Lucas da PUC)
Dr Antonio Luiz Vieira Soares (advogado da União - coordenador substituto do Núcleo de Assessoria Jurídica da Advogacia Geral da União)
AGRACIADOS AMIGO DA FAB
Major Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato – Comandante do V COMAR
Major Brigadeiro do Ar R1 Raul José Ferreira Dias - Ex-Comandante do V COMAR
Dom Dadeus Grings – Arcebispo de Porto Alegre
Coronel Intendente Duarte Tomoyoshi Horimoto – Chefe do Gabinete do V COMAR
Coronel da Brigada Militar Carlos Roberto Bondan da Silva – Comandante do Policiamento Metropolitano
Tenente Coronel do Exército Brasileiro Reinaldo Karmaluk Tinoco – Comandante do 3º Batalhão de Suprimento
Dra. Márcia Uggeri Maraschin – Coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica da Advogacia Geral da União
Prof. Dr. Mirandolino Batista Mariano – Chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de POA.

HISTÓRICO

O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) foi criado em 30 de outubro de 1950. Com origem nas unidades de formação sanitária do 3º Regimento de Aviação do Exército, a partir de 08 de janeiro de 1946, o serviço médico da recém criada Base Aérea de Porto Alegre, passou a denominar-se Serviço de Pronto Socorro de Canoas.
Conhecido como "Pronto Socorro da Base", tornou-se a primeira e, durante muitos anos, a única unidade de saúde do município, quando atendia igualmente militares e civis da comunidade.
Atualmente,atende cerca de 30.000 pessoas entre militares da ativa, da reserva, dependentes e pensionistas que também fazem parte da comunidade da região metropolitana de Porto Alegre.
Sua missão é promover ações de saúde nas áreas preventiva, assistencial e de campanha aos militares e seus dependentes da área do Quinto Comando Aéreo Regional em tempo de paz ou conflito.
O hospital de aeronáutica de canoas, orgulhoso de seu passado, consolidou ao longo destes 60 anos uma presença marcante à serviço da saúde nos três estados que compõem a região sul do brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...