Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

O Laçador na Praça da Alfândega

Justo e Perfeito, é o momento de João Carlos D´avila Paixão Côrtes badalar a sineta nas ruelas culturais da Praça da Alfândega.
Sem menosprezar os outros candidatos ricos de vida e esbanjando Literatura, creio ter sido a melhor escolha num contexto que engloba Porto Alegre, literatura e em especial a cultura regional gaúcha.
Apesar de Paixão Côrtes não ser considerado um Best Sellers, e suas obras serem a maioria distribuída gratuitamente, ele conseguiu o que nenhum outro escritor ou historiador já conseguiu: inserir na sociedade o amor cívico pelas causas do “ser Gaúcho”.
Na verdade Paixão Côrtes não precisou da pena para registrar este feito, o seu ato foi escrito com a coragem e a alma. Falou sobre os sentimentos de uma sociedade que carecia de um desbravador sócio cultural na década de quarenta, quando liderou o "Grupo dos Oito". Neste momento transformou e remodelou a cultura de todos os gaúchos. Este ato cruzou fronteiras e mares, sendo que até hoje é reconhecido e vivido nos CTG´s que se encontram espalhados pelo Mundo.
Quanto às obras literárias de Paixão Côrtes, já foram distribuídas mais de trezentos e cinqüenta mil exemplares, registrando as pesquisas feitas em grande parte na América do Sul e especialmente no Rio Grande do Sul.
Não foi por acaso que seu nome foi sugerido para Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Ter um Patrono com o perfil de Paixão Côrtes é uma grande honra e orgulho para todos nós gaúchos e para a Feira do Livro também. Pois Paixão Côrtes é o personagem vivo que a história perpetuou como imagem símbolo da Cultural Regional Gaúcha, tanto que já ouço em cada badalar da sineta tocada pelas mãos de Paixão Côrtes, fragmentos da História que forjou o ser Gaúcho no Mundo, ecoando nas ruelas da Praça da Alfândega.
Bernardino Vendruscolo
Vereador Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...