Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Extinção da Chama Crioula marca o fim dos festejos farroupilhas em Canoas

Após mais de uma semana de atividades diversas, a Semana Farroupilha de Canoas chegou ao fim com a extinção da Chama Crioula, que aconteceu nos primeiros minutos desta terça-feira, 21. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Jairo Jorge, que, junto com o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), apagaram a chama, que permaneceu acesa por 40 dias, desde que partiu de Itaqui, transportada por pelo menos cinco cavalarianos canoenses.
Em todos esses dias, e já no Parque Eduardo Gomes, a chama foi guarnecida por representantes de entidades tradicionalistas, que se revezavam para manter a guarda 24 horas por dia. Seus últimos guardiões foram o casal Evandro de Andrade, 47 anos, e sua esposa Maria Inês Garcia, 41, do Piquete Tio Anastácio, localizado no bairro São Luiz.
A solenidade teve início com a execução do Hino Brasileiro, pela Banda da Base Aérea de Canoas. Após, o coordenador da 12ª Região Tradicionalista (que inclui Canoas e quatro municípios vizinhos), Jorge Peixoto, lembrou que a extinção da chama traz a expectativa da próxima Semana Farroupilha, no ano que vem.
O presidente da AETC, Carmo de Souza, agradeceu ao público e ao poder público, e pela que considerou a melhor Semana Farroupilha já realizada. “Foi a melhor em 18 anos”, disse. Ele apontou que cerca de 200 mil pessoas circularam pelo Parque nos dias de festividades.
O prefeito Jairo Jorge destacou o empenho do município, em realizar a maior Semana Farroupilha de Canoas, cujo significado está no culto aos heróis farroupilhas, que lutavam contra a tirania. Jairo Jorge destacou ainda a capacidade de Canoas se tornar um dos maiores centros tradicionalistas do Estado. “Aqui vivem gaúchos de todos os rincões, de todas as querências deste Estado”, frisou.
Antes da chama ser extinta, houve o arriamento das bandeiras sob a execução do Hino Rio-Grandense.
A grande Semana Farroupilha de Canoas terminou com um baile animado pelo conjunto Os Bertussi, e acompanhado pelo público que dançou até o início da madrugada, sem se importar com a chuva que começava a cair do lado de fora do palco de eventos.
Fonte:Jesiel B. Saldanha PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...