Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Tempo de pensar na Copa







Nossa cidade quer ser uma das anfitriãs da Copa do Mundo de 2014 e até criou uma secretaria que apresenta projetos nesta área. Porém, falta estrutura básica como rede hoteleira, a saúde e o transporte que é deficitário. O trensurb, um dos principais canais de acesso a cidades da região e à Capital, começa a se deteriorar tendo em vista já estar há 25 anos em funcionamento.
Observo que muitas estações, principalmente as localizadas em Canoas, estão enfrentando considerável desgaste como ausência de pinturas internas, rachaduras nas vigas de sustentação, infiltrações que estão causando estalactites (formações rochosas das cavernas) na Estação Niterói-UniRitter, sem contar que não existe uma proteção contra a chuva, isso resulta em banhos aos usuários.
A Trensurb começou a fazer reparos em escadas rolantes, mas é preciso mais do que isto. As estações ainda têm carências na área de acessibilidade, o que dificulta não só para pessoas portadoras de necessidades especiais, mas também para mães com carrinhos de bebês. Também não podemos esquecer a ação de vândalos que procuram depredar o patrimônio público. Parece que as pessoas se esquecem que eles próprios serão usuários daquilo que danificam.

CONTRAPONTO:
O que diz Sidemar Francisco da Silva, gerente de Mobilidade Urbana da Trensurb
A Trensurb mantêm em desenvolvimento o Programa de Modernização das Estações, que tem como objetivo principal a melhoria das condições de acessibilidade. Obras na Estação Canoas-La Salle já foram concluídas e na Estação Mercado estão em fase de conclusão. Contudo, objetiva-se também revitalizar e requalificar os espaços tornando as estações arquitetonicamente atualizadas e criar soluções que visem melhorar os ambientes para os usuários, funcionários, comércio e serviços nas estações.
Está em andamento a elaboração dos projetos executivos para as estações Niterói, Fátima, São Luiz, Petrobrás, Luiz Pasteur, Sapucaia, Anchieta e Aeroporto. Com o início das obras previsto para 2011, serão realizadas melhorias como a cobertura de todas as passarelas, a instalação de elevadores para pessoas portadoras de necessidades especiais nas passarelas e na estação e, instalação de corrimãos e pisos-táteis para deficientes visuais.
Da mesma forma, o layout da estação será otimizado para melhorar as condições de fluxo, de maneira que as salas operacionais e os quiosques comerciais passarão a ocupar espaços laterais ao corpo da estação. No mesmo local, haverá espaços de descanso e convivência dos usuários. Também faz parte da reforma o acabamento por meio de pintura, troca das esquadrias, instalação de novos brises e tratamento de fissuras nas estruturas de concreto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...