Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Conheça nossas prendas

O Movimento Tradicionalista Gaúcho promoveu nesse fim de semana, em Santa Maria, a 40ª Ciranda Cultural de Prendas. O concurso, que elege o Prendado Estadual nas categorias Adulta, Juvenil e Mirim, reuniu 67 candidatas de 49 municípios do Estado. Adriane Rebechi Rodirgues, do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, é a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul.
A competição é dividida em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas. As concorrentes precisam participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região.
Apesar de Canoas não ter enviado nenhuma candidata nesse ano, já tivemos quatro representantes do município que atingiram o prendado estadual na categoria adulta. Foram elas:

Patricia Thomajeski (gestão 1992/1993) do CTG Brazão do Rio Grande

Caroline Viana da Silva (gestão 1996/1997) do CTG Raizes da Tradição
Bibiana Bortoluzzi (gestão 1998/1999) do CTG Brazão do Rio Grande

Anelisse da Silva Cassel (3ª prenda gestão 2001/2002) do CTG Mata Nativa
Também conquistou o prendado estadual na categoria mirim, Juliana Aquino (gestão 1992/1993) do CTG Brazão do Rio Grande.


Um pouco de história:

O Concurso Estadual de Prendas, um dos mais importantes eventos do Rio Grande do Sul, tem como principal objetivo, o incentivo ao estudo da cultura típica gaúcha, da história, da geografia, do folclore, da tradição e do tradicionalismo do nosso pago. Mesmo instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santiago, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 1970, o primeiro evento, conforme a regulamentação aprovada, só ocorreu a partir de 1972. Até 1984, a escolha das Prendas era feita na mesma época do Congresso Tradicionalista. A partir de 1985, os concursos passaram a ganhar data específica para tal.

Esta máteria foi veiculada no dia 31/05 no caderno +Canoas de zero hora,estando disponível no endereço www.zerohora.com/canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...