Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Normalizada situação do HPS

O atendimento no setor emergências no Hospital de Pronto Socorro de Canoas voltou à normalidade agora à tarde, após ter sido temporariamente interrompido o atendimento nesse setor desde quinta à noite, em vista de uma alta demanda na Unidade de Terapia Intensiva.
Graças a um esforço coletivo da equipe médica e a direção do hospital, através da Secretaria Municipal de Saúde, foram encaminhados três pacientes para o hospital Nossa Senhora das Graças (Gracinha) e dois para o Hospital da Ulbra, liberando a sala de politraumatismo e o atendimento de emergências graves. Logo que a situação foi normalizada na emergência, o serviço de regulação do SAMU foi imediatamente comunicado pela direção do Hospital.

Esclarecimentos:

Em coletiva, concedida durante à tarde  de sexta -feira à imprensa regional para esclarecer a situação, a diretora do HPS de Canoas, Salete Lemos, e o diretor técnico da instituição, Rogério Schneider explicaram que o hospital em nenhum momento interropeu os atendimentos dos demais casos.
Em vista do excesso de pacientes vindos através do sistema SAMU para a UTI, foi utilizada provisoriamente a sala de emergência para alguns pacientes entubados, o que comprometeu apenas os atendimentos em nível de emergência grave. “Diante disso, comunicamos imediatamente ao SAMU metropolitano para que fosse interrompido o encaminhamento de pacientes para a instituição”, explica Schneider.
A diretora do HPS de Canoas frisou que, nos casos que não são de maior gravidade, a população deve priorizar a rede básica de saúde, que possui uma estrutura funcional. Quatro postos avançados atendem de segunda à sexta das 7h às 23h e nos sábados das 7h às 18h. (Caic, Rio Branco, Caçapava e Niterói.)
O problema estrutural das emergëncias hospitalares da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos começa a produzir reflexos sérios em Porto Alegre e, por consequência, no Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Na quarta-feira, 22, esse hospital estava com sua lotação da capacidade técnica de sua UTI, com 11 pacientes. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Canoas, Beth Colombo, "Todos os esforços estão sendo feitos para atender as necessidades de cada um", mas a secretaria teme que a qualidade do serviço comece a ficar prejudicada.
O HPS de Canoas atende diariamente 400 pacientes. Nos últimos dias, este número aumentou em 20%. A instituição é referência para 36 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, e também para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, o que faz com que sejam encaminhados para Canoas pacientes de qualquer parte do Estado.
Fonte :PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...