Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Fiéis celebram Ogum e São Jorge em procissão em Canoas

A chuva foi vista como um sinal de purificação para os fiéis de diversas cidades que participaram da 4ª Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge na tarde de ontem. O evento foi promovido pela Prefeitura.
Com o tema Na Busca da Paz Contra a Violência, eles saíram da Praça do Avião e em caminhada foram até o ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos. Aos 68 anos, a mãe de santo Eloísa Ramos, não perde a procissão e veio acompanhada dos filhos de religião. Na chegada, além de homenagens a Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros foi lançada a cartilha da oferenda ecológica.
Independente do credo, cor ou opção sexual, diversas pessoas participaram da Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge. A beleza da caminhada impressionava quem ficou apenas espiando o movimento pela janela. A chuva caía impiedosamente sobre os participantes, que marchavam com suas plantas espadas-de-são-jorge, entregues durante a concentração na Praça do Avião.
O tema da procissão, “na busca da Paz contra a Violência”, deu o tom no trajeto a na chegada dos fiéis, que se reuniram no Ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos para um ritual umbandista. O prefeito Jairo Jorge, com a primeira-dama Tais Penna, acompanhou toda a caminhada, encantado com a comoção popular. “Os canoenses mostraram, em cada passo, à devoção por este santo guerreiro, que representa a busca pela paz e pela tolerância”, disse Jairo.
O coordenador de Diversidades, Paulinho d’Odé, afirmou que a chuva só revigorou as energias. “Estamos homenageando o protetor de quem prega a paz e cuida da segurança”, disse, justificando a entrega do Troféu Guerreiros da Paz e da Fé a representantes que zelam pela segurança dos canoenses. Sob aplausos, receberam o troféu integrantes da Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança, CTG, Defesa Civil e Bombeiros.
Idosos, adolescentes e crianças participaram da procissão. Umbandista, Vera dos Santos, levou seus netos mesmo com a forte chuva. “Ano passado já achei bom, hoje foi melhor ainda”. Realizado pela Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria Municipal das Diversidades, em conjunto com a Federação Afro-Umbandista e Espiritualista no Rio Grande do Sul (FAUERS) e a Associação do Movimento de Ação Afro-Umbandista pela União dos Axés (Uniaxés), o domingo de devoção reforçou o espírito de união e inclusão entre os canoenses, marcas da atual administração.

Lançada cartilha educativa:
Na ocasião, a Prefeitura lançou a Cartilha da Oferenda Ecológica, instrumento de conscientização e orientação. Segundo Paulinho, entre o conteúdo está o resgate histórico das práticas religiosas e orientações sobre as relações entre o respeito à natureza e a expressão religiosa.
Para ele, “a oferenda é um costume em vários cultos da cidade e expressa a liberdade religiosa, mas alguns materiais agridem a natureza. Buscamos a diminuição das oferendas em locais impróprios e o respeito ao orixá, que representa a própria natureza”. O documento será entregue em todos os terreiros da cidade, escolas e entidades relacionadas às religiões de origem africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...