Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Fauers convida para procissão

A Federação Afro-Umbandista e Espiritualista. no Rio Grande do Sul (FAUERS) deve mobilizar dezenas de lideranças religiosas para a edição da Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge deste ano, que ocorre nesse domingo, 25. Esse evento, já é tradicional em Canoas, vai ter como tema “Na busca da Paz contra a Violência”.
A Procissão em homenagem a Ogum e São Jorge é realizada pela Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e da FAUERS, entre outras organizações civis. Além dos cultos umbandistas, deve participar do evento representantes da igreja católica, através da Paróquia São Pio Décimo, do Mathias Velho; da Igreja do Evangelho Quadrangular de Canoas e da União Municipal Espírita (UME).
Para frei Luciano, uma das lideranças que deve estar nesse evento, ter fé é mais importante do que a opção religiosa. “Perguntaram certa vez ao líder Gandhi qual era a melhor religião, e ele respondeu: é aquela que te faz feliz”, lembra ele. O evento vai ter concentração na Praça do Avião, a partir 16h, percorrendo ruas do centro da cidade até aquele ginásio, que marca o final do trajeto com a realização de um ritual umbandista. Como na edição do ano passado, a procissão será acompanhada por cavaleiros tradicionalistas e carro de bombeiros.
Organização:
No último dia 15, durante reunião com o prefeito de Canoas Jairo Jorge, o presidente da Fauers, Everton Alfonsim, realizou uma apresentação da estrutura, objetivos e projetos da entidade. Participaram na ocasião, o titular da Coordenadoria Municipal das Diversidades, Paulo de Ambieda (Paulinho D’Odé) e o  ex-presidente da Câmara Municipal de Canoas, Nelson Luiz dos Santos.
Criada no dia 15 de novembro do ano passado, a Fauers tem entre seus principais objetivos acabar com o preconceito em relação às religiões de matrizes africanas. A federação chega para substituir o Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afros, que também tinha sede no município. A criação do órgão naquela data significou mais do que uma casualidade: 15 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Para Paulinho de O’dé, a criação da Fauers significa mais do que uma maior representatividade do segmento afro-ubandista. “Essa entidade traduz a referência que Canoas possui nesse setor, em que a Coordenadoria Municipal de Diversidades teve papel central”, avalia.
Fonte:PMC com correções no texto do jorn.Cauê Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BR 386 interditada devido enchente

BR 386 bloqueada, a passagem está sendo liberada somente para transporte de alimentos, água e barcos de resgate  A BR 386, divisa entre Nova...