Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Distribuição de Protetor solar

O deputado Paulo Azeredo (PDT) pretende assegurar aos portadores de câncer de pele, com renda familiar inferior a três salários mínimos, o acesso gratuito a protetores solares. Esta garantia está prevista no Projeto de Lei 362/2009, que objetiva minimizar o agravamento da doença. Pela proposta, o filtro solar será distribuído pelo Sistema Único de Saúde, mediante a apresentação de atestado médico diagnosticando a doença, pois no entendimento do parlamentar "é dever do Estado garantir a saúde da população, através de medidas, instrumentos e mecanismos que assegurem esse direito".
Na justificativa da proposição, o pedetista argumenta que "o câncer de pele pode atingir toda a população, não escolhendo classe social, porém, os efeitos nefastos se fazem sentir mais graves naqueles que não dispõem de recursos suficientes para prevenir e lutar contra a doença". Azeredo destaca que 75% do câncer de pele é representado pelo carcinoma basocelular, e sua origem está diretamente ligada à exposição solar cumulativa durante a vida, não causando metástase, mas destruindo os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
Observando que no Rio Grande do Sul há um aumento expressivo de casos nos últimos anos, o parlamentar se associa a todos que defendem a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, especialmente para evitar o melanoma, que "é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase, sendo mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível, podendo levar à morte se não houver o tratamento precoce". Melhor é prevenir, acentua Paulo Azeredo.
fonte:A.L

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...