Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump. 

Lula afirmou que o Brasil responderá com base na Lei da Reciprocidade Econômica e reforçou que o país é soberano e não aceitará qualquer tipo de tutela estrangeira. A medida dos EUA, segundo Trump, teria justificativas políticas e econômicas, incluindo críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula interpretou as novas tarifas como uma tentativa de interferência externa no processo judicial brasileiro, especialmente em relação aos envolvidos nos atos golpistas. 

Ele declarou que a condução desses julgamentos é responsabilidade exclusiva da Justiça brasileira. 

O presidente também rejeitou as acusações de censura digital, defendendo que o Brasil combate conteúdos de ódio, desinformação e ataques à democracia.

Em relação ao argumento econômico norte-americano, que menciona um suposto déficit comercial com o Brasil, Lula contestou veementemente. 

Segundo ele, os dados oficiais dos próprios EUA indicam que o país teve um superávit de US\$ 410 bilhões no comércio de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos. Assim, Lula classificou como falsa a justificativa usada por Trump para impor as tarifas.

A resposta brasileira será fundamentada na Lei da Reciprocidade Econômica (Lei nº 15.122), sancionada em abril. 

Essa norma permite que o Brasil adote contramedidas, como restrições a importações ou suspensão de concessões, sempre que medidas unilaterais de outros países afetem negativamente sua economia. A lei prevê ainda a necessidade de diálogo diplomático, participação do setor privado e proporcionalidade nas respostas, sendo agora a principal base legal para enfrentar a decisão tarifária dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menina de 11 anos cai no Canyon Fortaleza

Uma menina de 11 anos ,portadora do Transtorno do Espectro Autista,caiu do alto do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em C...