Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Marenco entrega Medalha para Os Monarcas e seus fundadores, Gildinho e Chiquito

 O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luiz Marenco entregou ontem a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Gildinho, Chiquito e Os Monarcas,  no Sítio Histórico Gomes Jardim, em Guaíba.  

Os irmãos Gildinho (Nésio Alves Correa) e Chiquito (Francisco Desidério Alves Correa), depois de alguns anos tocando como dupla, fundaram em 1972, o Grupo Os Monarcas. 

Futuramente, no início da década de 1990, Chiquito criou o Grupo Bordoneio e, Gildinho continuou na administração de Os Monarcas.

Atualmente, consagrado como uma das importantes referências musicais do Rio Grande do Sul, o grupo Os Monarcas adquiriu uma característica própria. 

Hoje é comum no meio tradicionalista a citação de seu estilo: “o tranco d’Os Monarcas”. 

Esta carreira de mais de 50 anos, consagrou Chiquito e Gildinho, que foram homenageados pela Feira do livro de daquela cidade, em 2011. Porém, nada é por acaso: Ambos são trabalhadores da arte no Rio Grande do Sul que se prepararam para tal. 

Gildinho cursou no início da carreira, a Escola de Belas Artes Osvaldo Engel, de Erechim, por exemplo.

A consagração de Os Monarcas deixa um rastro de êxitos no Estado e fora dele. 

Reconhecido no meio tradicionalista em todo o Brasil, o grupo possui 46 trabalhos lançados com sucesso em sua carreira conceituada. 

É multipremiado, tendo conquistado quatro discos de Ouro e dois DVD de Ouro, Troféu Cultura Gaúcha/2005, Prêmio Açorianos/2002 e mais três indicações em outros anos, e ao Prêmio Tim/2004. Conquistou o Isso Tchê/2002 e recebeu o Prêmio Teixeirinha em 2010, entre outros reconhecimentos. 

Gildinho tornou-se patrono dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, em 2013, passou a ocupar a cadeira 31 da Academia Erechinense, em 2016 e recebeu da Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Farroupilha. 

Pelo brilhantismo do conjunto perante o público de bailes no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa oferece, por sugestão do seu primeiro vice-presidente deputado Luiz Marenco, a Medalha da 55ª Legislatura, ao grupo Os Monarcas e seus dois fundadores. 

O Grupo conta, em sua formação atual, com o talento de Gildinho, João dos Santos, Varguinhas, Chico Brasil, Vanclei, Tiago Machado, Guilian, Bacudo, Ivanzinho e João Pedro.

“Estamos entregando a esses irmãos de arte a Medalha da 55º Legislatura, porém queremos estender nossa homenagem também aos antigos componentes do grupo que são responsáveis pelo mesmo ter chegado a este imenso sucesso, então, nosso reconhecimento também vai ao Ivan Vargas, Nelson Falkebach, Luís Lanfredi, Valdir Scoton e Hélio Schossler, afirma Marenco.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morre Anderson Leonardo vocalista do Grupo Molejo

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, morreu nesta sexta-feira 1 ano e meio após um diagnóstico de câncer na região inguinal. An...