O projeto, orçado em R$ 4,5 bilhões pela empresa SulTrens, prevê a construção de um trem ligando Porto Alegre a Gramado em cerca de uma hora de viagem.
Segundo o governo do estado, a concessão, válida por 99 anos, permitirá que a SulTrens opere a linha com duas vias férreas, sendo uma em cada sentido com tecnologia híbrida (elétrica e diesel).
A previsão é de que a operação tenha início em até sete anos.
Durante a implantação e operação, a expectativa é de geração de mais de 22 mil empregos, entre diretos e indiretos.
O trajeto passará por 19 municípios e terá influência em 22, incluindo Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Taquara, Igrejinha e Canela.
A infraestrutura contará com 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles um elevado sobre a Freeway (BR-290) — e nove túneis.
As estações estarão próximas ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e à Av. das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
A proposta passou por um ano de análises técnicas e jurídicas, com pareceres da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que também será responsável por fiscalizar o contrato por meio de relatórios trimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário