Estiveram presentes na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, cerca de sessenta cardeais, que iniciaram com um momento de oração pelo Papa Francisco.
Os cardeais juraram observar fielmente as normas da Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis” relativas à vacância da Sé Apostólica e à eleição do Romano Pontífice, e cantaram o “Adsumus”. Foram lidos os parágrafos 12 e 13 da Constituição Apostólica e o cardeal carmelengo Farrell, leu o Testamento espiritual de Francisco, divulgado ontem à noite.
No âmbito da Congregação, foi decidida a data da trasladação do corpo do Papa Francisco da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, que será amanhã, às 9h locais.
Outra decisão tomada foi o dia das exéquias: sábado às 10h .
A missa de domingo, na Praça São Pedro, será presidida pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e será a segunda das Novendiais.
As missas Novendiais serão celebradas todos os dias às 17h.
Foram sorteados os três primeiros cardeais da Comissão que auxilia o Camerlengo nas decisões ordinárias: Pietro Parolin, Stanisław Ryłko e Fabio Baggio, um para cada ordem que compõe o Colégio, a dos bispos, presbíteros e diáconos.
Os cardeais desta Comissão são sorteados a cada 3 dias.
Na Congregação Geral realizada esta manhã, o Colégio Cardinalício decidiu suspender as celebrações de beatificação programadas, até a decisão do novo Romano Pontífice.
A Segunda Congregação Geral se realizaráamanhã às 17h, já que pela manhã os cardeais participarão da transladação.
A imagem das chaves cruzadas sob o Umbrelino aberto significa Sé Vacante ,sendo usado até nova eleição papal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário