Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Seival, o Barco de Garibaldi


O professor Antônio Carlos Rodrigues, teve a iniciativa de recriar uma réplica fiel do Barco Seival, utilizado pelo navegador e líder farrapo Giuseppe Garibaldi, durante a Guerra dos Farrapos , ocorrida de 1835 a 1445, em terras sul rio-grandenses.

Todo em madeira, medindo 15 metros de comprimento e 12 de altura, as dimensões são semelhantes à embarcação Farroupilha.

Com dois mastros de igual tamanho e fundo chato de pouco calado, como o original, o barco foi construído com o objetivo de resgatar a história da Revolução Farroupilha e de conscientizar crianças sobre a relação com o meio ambiente e o cuidado com as águas. 

O barco esteve atracado no Clube Veleiros do Sul em Porto Alegre para  visitação neste final de semana.

Ainda não está definido quando o lanchão partirá para sua próxima viagem, mas o objetivo é levá-lo ao oceano e subir a costa gaúcha até a cidade catarinense de Laguna, tomada por Garibaldi com o Seival em 22 de julho de 1839.

Depois, quem sabe, chegar com a embarcação à Itália, onde o líder farrapo morreu, em 1882.

O valor investido na reprodução do barco foi de aproximadamente R$ 600 mil, arrecadados pela Associação Amigos do Seival.

O motor foi pago por parentes de Giuseppe e Anita Garibaldi, moradores da Itália. 

O barco começou a ser construído em 2019 em Camaquã.

Em março de 2022, foi levado em caminhão até a Lagoa dos Patos, sendo ancorado no ponto em que seu original esteve em 1839.  

De acordo com o professor Antônio, o "Seival" ainda não está concluído.

Faltam alguns objetos importantes, mas já carrega peças como balas de canhão, uma âncora centenária e uma luneta do século 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intolerância Religiosa durante celebração de S.Jorge

Quatro jovens protagonizaram uma cena apontada como desrespeito  e intolerância  durante uma celebração religiosa em Porto Alegre.  Eles ten...