Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

Outubro Rosa terá mutirão de atendimentos e atividades de conscientização em Canoas

A campanha Outubro Rosa começou hoje, em Canoas.

Para marcar o mês dedicado à saúde da mulher, uma série de atividades será desenvolvida com o objetivo de alertar, principalmente, sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

A programação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com outros órgãos da administração municipal e com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, contará com palestras, rodas de conversa, distribuição de material informativo e mutirões de atendimento, incluindo mamografias. 

Com foco na prevenção, as ações buscam conscientizar as mulheres sobre os principais cuidados com a saúde e a importância do diagnóstico precoce, o que eleva consideravelmente a chance de cura dos casos de câncer.

Um mutirão de atendimentos acontece em 30 de outubro, “Dia D” do Outubro Rosa em Canoas. 

Na data, os 27 postos de saúde e o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM) estarão abertos para receber o público feminino. 

Será possível realizar consultas médicas e odontológicas, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, além da coleta de citopatológico e marcação de mamografias e exames clínicos da mama. 

Os locais funcionarão das 8h às 17h, sem necessidade de marcação prévia.

Outra ação será a oferta de 150 mamografias extras pelo SUS no Hospital Universitário de Canoas (HU), ao longo do mês. 

A parceria entre a Prefeitura e a instituição busca acelerar o atendimento de quem aguarda na fila de espera pelo exame no município. 

A programação abordará também temas relacionados à alimentação saudável e ao mês do Idoso.

O câncer de mama é o tumor mais frequente na população feminina gaúcha e a principal causa de mortes de mulheres por câncer. 

Já o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, com cerca de 720 casos novos registrados por ano no Estado.

Programação :

1º (sexta-feira) – Exposição da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, no ParkShopping Canoas

2, 9, 16, 23 e 30/10 (sábado) – Realização de 30 mamografias extras no Hospital Universitário de Canoas (HU) a cada sábado. 

Exames agendados previamente, conforme a ordem dos pacientes na fila de espera

2,9, 16, 23 e 30/10 (sábado) – Orientações em Saúde no Prefeitura na Rua, parceria da Diretoria de Política e Ações de Saúde (DPAS) e a Coordenadoria da Mulher

4, 11, 18 e 25/10 (segunda-feira) – Ação de conscientização no Calçadão do Centro, das 11h às 15h, ação da Secretaria Municipal da Saúde, da Coordenadoria da Mulher e da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas

4/10 (segunda-feira) – Abertura oficial do Outubro Rosa, às 19h, na Praça do Avião, com iluminação do local alusiva ao mês e apresentação da Banda da Aeronáutica

5 a 10/10 – Ação de voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, no ParkShopping Canoas

17/10 (domingo) –  7 ª Cavalgada do Outubro Rosa (parceria com a AETC)

22/10 (sexta-feira) – Evento em comemoração ao Mês do Idoso, na Ulbra, das 14h às 17h, para profissionais da APS

24/10 (domingo) – Corrida de Rua Ampruma, a partir das 7h. Local: Praça Johannes Engel, no Parque Universitário. Inscrições: http://guigosports.webnode.com. 

Os alimentos arrecadados serão doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer

24/10 (domingo) – Chá das Rosas do Consulado Feminino Gremista, com drive-thru, às 15h, na Av Farroupilha, 1833

30/10 (sábado) – Dia “D” da Saúde da Mulher, com abertura dos 27 postos de saúde e do Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), das 8h às 17h

30/10 (sábado) – Encerramento com a Caminhada Rosa, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, ações de orientação, oficina de alimentação saudável e práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) , no Capão do Corvo.ação em parceria com a Diretoria de Política e Ações de Saúde e a Coordenadoria da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota de Repúdio SINDIJORS contra o Grupo Record/RS

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, entraram em contato com a ...