Juramento do Jornalista

Juro exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais,através da crítica e análise da sociedade,visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros.

320 Cavaleiros participam de Desfile em Canoas

 

“Bravura, destreza e coragem da nossa heroína dos dois mundos” foram os adjetivos que marcaram as homenagens do desfile campeiro da 28ª Semana Farroupilha em Canoas, no ano do bicentenário de uma das principais revolucionárias da Guerra dos Farrapos, Anita Garibaldi. 

A força da mulher gaúcha foi ressaltada durante todo o evento, que mobilizou  de 320 cavaleiros na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro.

A concentração dos tradicionalistas iniciou às 8h na Avenida das Canoas, em seguida, os cavaleiros percorreram as ruas da cidade até chegar ao Parque Municipal Eduardo Gomes, onde foram recebidos pela primeira Prenda Mirim da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Manuela Braz, e pelo prefeito Jairo Jorge. 

Ainda estiveram no evento o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques; o secretário da Cultura, Pinheiro Neto; o presidente da AETC, Jairo Lopes; o presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Freitas; o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; e demais autoridades e lideranças municipais.

O prefeito Jairo Jorge falou sobre a importância da tradição e da cultura gaúcha, e também enalteceu a força e o protagonismo das mulheres na sociedade. 

“Hoje é um dia de orgulho, memória e honra, porque a história do Rio Grande do Sul foi construída com suor, sangue e paixão em nome de um ideal e são esses valores e princípios que ainda marcam o povo gaúcho: liberdade, igualdade e humanidade, lema da República Rio-Grandense que está no brasão do Estado, no centro da nossa bandeira, e que levamos em nossas tradições”.

O secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto, salientou o compromisso da atual gestão com a cultura gaúcha e afirmou que a prefeitura vem trabalhando desde o início do ano para fortalecer o tradicionalismo no município, com a finalização das obras no Parque do Gaúcho e com a estruturação da nova Diretoria de Tradicionalismo.

Já o presidente da AETC, Jairo Lopes, parabenizou a mobilização dos canoenses e agradeceu o empenho da prefeitura para a realização do evento. 

“Estávamos sentindo muita saudade de uma Semana Farroupilha, que não foi realizada no ano passado em função da pandemia da Covid-19. 

Agradeço à Prefeitura de Canoas e ao prefeito Jairo Jorge pela coragem e pelo esforço, como também a cada um dos tradicionalistas que dedica o seu tempo para honrar e perpetuar as tradições gaúchas”, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paradouro das Nuvens

A partir de 19 de maio, o Paradouro das Nuvens, localizado entre Gramado e Igrejinha, abre ao público com uma vista privilegiada do Vale do ...